18.7.09

Há anos que tenho borbulhas na face (desde adolescência). Tenho tratado através da pomada adapalene que me foi aconselhado pelo dermatologista, que tem feito bons resultados, pois agora tenho muitas poucas borbulhas. No entanto, engravidei. A minha dúvida é que posso continuar a aplicar adapalene? É tóxico para o bebe? É que se deixar de aplicar, vão aparecer me muitas borbulhas, o que me deixa muito desconfortável.

 

Embora a absorção trans-cutânea do adapaleno seja desprezível, o facto de se tratar de uma molécula da classe dos retinóides (derivados da vitamina A ácida) reconhecidamente teratogénicos para o feto, não está aconselhado o seu uso por mulheres durante a gravidez ou amamentação conforme figura na respectiva bula do medicamento.

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 10:20  comentar

1.4.09

 

Tenho 31 anos e estou grávida de 16 semanas. Com as hormonas da gravidez apareceu-me acne (que não tive na adolescência).   

 

 

O tratamento da acne durante o periodo de gestação deve ser tanto quanto possível conservador. É sabido que algumas moléculas, têm um poder teratogénico no feto (capazes de induzir malformações) e entre elas contam-se os retinóides. Embora sabendo que o grau de absorção trans-cutânea é desprezível, não sendo necessário penso que será de evitar o uso do Diacnéal neste momento porque contém o retinaldeído que é um precursor do retinol no organismo e fazer eventualmente um antibiótico tópico (eritromicina, clindamicina) no seu lugar.

 

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 20:12  comentar


 
Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Dematologia e Dermocosmetologia. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: dermatologia@sapo.pt
Novembro 2011
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


blogs SAPO