23.6.09

Boa tarde, eu gostava muito de tirar uma duvida que é;
se existe algum problema se eu utilizar sumo de limao natural
para aclarar a pele do rosto á noite e tirar no dia seginte? Por favor gostava que me respondessem com urgencia.

 

Não me parece nada aconselhável que o faça porque o sumo de limão, para além de ter alfa-hidroxiácidos que teoricamente podem ajudar na descoloração cutânea, contém outras moléculas, e nomeadamente psoralenos, que podem originar fenómenos de fototoxicidade e causar-lhe queimaduras locais se expuser a face ao sol.

Existem protocolos despigmentantes específicos, eficazes e sem estes riscos associados.

 

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 12:16  ver comentários (1) comentar

1.6.09
Estive a ler algumas informações , todas me indicam que a pilula contraceptiva é estimulante do melasma. 
Então, será recomendável deixar de tomar pilula e optar por outro contraceptivo?

 

 

Existe certamente uma relação causal entre melasma e factores hormonais, sobretudo os progestativos e, por isso, esta patologia seja quase exclusiva ao sexo feminino. Faz todo o sentido, por isso, substituir a pílula por outro método contraceptivo não hormonal.

 

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 15:57  ver comentários (1) comentar

16.5.09
O ano passado apercebi-me que o meu buço foi ficando com a pele mais escura do que o resto do rosto. Durante este Inverno parece ter diminuido. Mas nos ultimos tempos já noto novamente uma evolução. A pele, nesta zona, fica escurecida e isso causa-me algum desconforto estético. 

 

 

O mais provável é que se trate de um melasma da área do buço e poderá ler mais sobre este tema em posts já publicados sobre esta matéria (melasma).

Entretanto o mais eficaz são os protocolos despigmentantes com hidroquinona e ácidos alfa-hidroxi + vit. C que podem ser manipulados (mais instáveis) ou outros vendidos já formulados, acompanhados sempre de uma protecção solar cuidada.

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 19:19  comentar

14.4.09

Aparecem-me frequentemente borbulhas na zonas das ancas e nádegas, que após cicatrizar ficam manchas de côr acastanhada e um aspecto feio. Existe algum creme/pomada que possa colocar nessas borbulhas para evitar que fiquem manchas castanhas depois de cicatrizarem?

Como já referi numa das anteriores respostas é frequente a hiperpigmentação residual após ocorrer um fenómeno inflamatório na pele, sobretudo nas pessoas mais morenas (e portanto com uma capacidade de fabrico de pigmento maior).

Neste sentido o ideal é tratar a causa de base para que deixe de ter "razão" para desenvolver essa hiperpigmentação. No caso das lesões já instaladas, e embora essa pigmentação tenha tendência a desaparecer de forma espontânea com o tempo, é possível acelerar esse processo com cremes ou manipulados contendo retinóides, corticóides e eventualmente também hidroquinona.

 

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 08:14  ver comentários (1) comentar


 



Neste espaço vocacionado para a Dermatologia e a Dermocosmetologia tentarão ser dadas respostas tão esclarecedoras quanto possível a dúvidas sobre doenças de pele ou alternativas terapêuticas nesta área, sempre e quando forem objectivas e se enquadrem neste âmbito, não funcionando como ferramenta de diagnóstico ou sugestão terapêutica específica em cada caso individual que, na esmagadora maioria das situações, carecem de uma avaliação pessoal.

Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Dematologia e Dermocosmetologia. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: dermatologia@sapo.pt
Dr. Miguel Trincheiras


Licenciado em Medicina pela Universidade de Liège- Bélgica.
Especialista em Dermatologia e Venereologia pelos Hospitais Civis de Lisboa (H. Desterro) com o título de Assistente Graduado, tendo sido director do Serviço de Dermatologia do Hospital Reynaldo dos Santos até 2006.
Membro de várias sociedades nacionais e internacionais de Dermatologia e Dermocosmetologia.
Dedica actualmente a sua actividade clínica, no regime de medicina privada, em grande parte à Dermatologia Cirúrgica, Lasers e Dermocosmetologia entre Lisboa e em Espanha.



Contacto:
GO-Clinic
Ed. Atrium Saldanha
Pç. Duque de Saldanha, 1-8ºD
1050-094 Lisboa
Tel.: 218435920
E-mail: dermatologia@sapo.pt

Novembro 2011
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


blogs SAPO