30.6.09

A minha mulher tem 30 anos e sofre de vitiligo desde os 7 anos de idade. Gostariamos de ter algumas informações sobre o tratamento.

 

O vitiligo é uma despigmentação cutânea total de determinadas áreas do corpo, tendo como localizações mais habituais as extremidades (sobretudo as mãos), a face e as axilas, embora possa envolver qualquer segmento cutâneo.

A sua evolução é imprevisível mas tende a ser progressiva. Existem várias hipóteses quanto à sua natureza mas nenhuma está comprovada, sabendo-se que existe um infiltrado de linfócitos (glóbulos brancos) na junção entre a derme e a epiderme que inibe o metabolismo dos melanócitos (células que fabricam o pigmento cutâneo) e posteriormente podem conduzir à sua destruição total.

 

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 08:07  ver comentários (3) comentar

23.6.09

Boa tarde, eu gostava muito de tirar uma duvida que é;
se existe algum problema se eu utilizar sumo de limao natural
para aclarar a pele do rosto á noite e tirar no dia seginte? Por favor gostava que me respondessem com urgencia.

 

Não me parece nada aconselhável que o faça porque o sumo de limão, para além de ter alfa-hidroxiácidos que teoricamente podem ajudar na descoloração cutânea, contém outras moléculas, e nomeadamente psoralenos, que podem originar fenómenos de fototoxicidade e causar-lhe queimaduras locais se expuser a face ao sol.

Existem protocolos despigmentantes específicos, eficazes e sem estes riscos associados.

 

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 12:16  ver comentários (1) comentar

6.5.09
No mês de novembro passado fiz uma aplicação de theracort(corticoide) num queloide localizado no pé, depois de um mês ele diminuiu de tamanho, mas para minha preocupação começou a despigmentar nele e em volta, parecendo vitiligo e cada vez tá aumentando, nao sei que faço , estou até com medo de voltar a derma, e por aqui gostaria que se possivel voce tirasse minha duvida, será que minha pele nao volta ms ao normal??qual procedimento ou remedio seria adequado nesse caso??por favor me dê uma luz, e desde ja agradeço sua atenção.

 

 

A despigmentação local pós terapêutica com corticóides é frequente e nada tem a ver com o vitiligo. Em termos de solução esta nem sempre é simples porque, após o aplanamento do quelóide seria arriscado fazer a excisão dessa pele despigmentada sob risco de produzir novo quelóide localmente. A outra solução que é a micropigmentação dessa zona poderá minimizar o problema cosmético mas pode não ser perfeita uma vez que a pele circundante muda de tonalidade conforme a exposição solar e a diferença de cor sempre será notória.

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 10:23  comentar


 



Neste espaço vocacionado para a Dermatologia e a Dermocosmetologia tentarão ser dadas respostas tão esclarecedoras quanto possível a dúvidas sobre doenças de pele ou alternativas terapêuticas nesta área, sempre e quando forem objectivas e se enquadrem neste âmbito, não funcionando como ferramenta de diagnóstico ou sugestão terapêutica específica em cada caso individual que, na esmagadora maioria das situações, carecem de uma avaliação pessoal.

Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Dematologia e Dermocosmetologia. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: dermatologia@sapo.pt
Dr. Miguel Trincheiras


Licenciado em Medicina pela Universidade de Liège- Bélgica.
Especialista em Dermatologia e Venereologia pelos Hospitais Civis de Lisboa (H. Desterro) com o título de Assistente Graduado, tendo sido director do Serviço de Dermatologia do Hospital Reynaldo dos Santos até 2006.
Membro de várias sociedades nacionais e internacionais de Dermatologia e Dermocosmetologia.
Dedica actualmente a sua actividade clínica, no regime de medicina privada, em grande parte à Dermatologia Cirúrgica, Lasers e Dermocosmetologia entre Lisboa e em Espanha.



Contacto:
GO-Clinic
Ed. Atrium Saldanha
Pç. Duque de Saldanha, 1-8ºD
1050-094 Lisboa
Tel.: 218435920
E-mail: dermatologia@sapo.pt

Novembro 2011
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


blogs SAPO