30.4.09

Olá sou uma jovem de 25 anos, e pele branca. Gostaria de saber os cuidados diários a ter com o meu rosto de manhã e à noite por ter uma pele mista.

Uma pele mista entende-se de forma lata como sendo uma pele com tendência para ser ligeiramente oleosa no T centro-facial e mais seca nas bochechas e áreas externas. Também sabemos que as peles quanto mais claras são mais propensão têm para ser sensíveis.

 

Neste casos é conveniente usar emulsões de limpeza com baixos níveis de ceras e óleos e elevadas concentrações de surfactante. São essencialmente baseadas no estearato de trietanolamina ou nos ésteres de ácidos gordos do sorbitan, sendo facilmente enxaguados da face. É por vezes necessário juntar detergentes suaves como o acetilsulfato de sódio a estes produtos para melhorar a remoção dos sais de cálcio que se depositam na pele se estes forem enxaguados com água muito dura (com elevada concentração de sais). Em termos de hidratação deverão os cremes ser emulsões de óleo em água com agentes relipidantes de tipo ceramidas.

 

Como entenderá este não é o local para lhe aconselhar marcas específicas nem tão pouco de fazer uma avaliação correcta do seu tipo de pele que dependerá sempre de um estudo pessoal.

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 12:56  comentar

 



Neste espaço vocacionado para a Dermatologia e a Dermocosmetologia tentarão ser dadas respostas tão esclarecedoras quanto possível a dúvidas sobre doenças de pele ou alternativas terapêuticas nesta área, sempre e quando forem objectivas e se enquadrem neste âmbito, não funcionando como ferramenta de diagnóstico ou sugestão terapêutica específica em cada caso individual que, na esmagadora maioria das situações, carecem de uma avaliação pessoal.

Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Dematologia e Dermocosmetologia. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: dermatologia@sapo.pt
Dr. Miguel Trincheiras


Licenciado em Medicina pela Universidade de Liège- Bélgica.
Especialista em Dermatologia e Venereologia pelos Hospitais Civis de Lisboa (H. Desterro) com o título de Assistente Graduado, tendo sido director do Serviço de Dermatologia do Hospital Reynaldo dos Santos até 2006.
Membro de várias sociedades nacionais e internacionais de Dermatologia e Dermocosmetologia.
Dedica actualmente a sua actividade clínica, no regime de medicina privada, em grande parte à Dermatologia Cirúrgica, Lasers e Dermocosmetologia entre Lisboa e em Espanha.



Contacto:
GO-Clinic
Ed. Atrium Saldanha
Pç. Duque de Saldanha, 1-8ºD
1050-094 Lisboa
Tel.: 218435920
E-mail: dermatologia@sapo.pt

Abril 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

13
18

19
20
22
24
25

26
27
29


blogs SAPO