17.4.09

Tenho 24 anos e faz mais de um ano que me apareceram na cara umas manchas, com algum volume, mas da cor da pele. De há alguns meses para cá essas manchas tornaram-se de tom rosa e têm-me dado imensa comichão.

Tive entretanto uma consulta e o Dr disse que eram verrugas planas e prescreveu-me alguns cremes e comprimidos. Ao procurar, na internet, a razão para terem surgido essas manchas, reparei que existe uma relação próxima com o HPV.
Fiquei um pouco preocupada pois fiz a 3º toma da vacina Gardasil em Março, será que pode ter alguma coisa haver?

 

 

As verrugas planas são de facto de origem viral, sendo que o vírus implicado é da classe dos HPV (human papiloma virus). No entanto este grupo de virus incorpora uma quantidade grande de vários sub-tipos de vírus com serotipos diferentes (mais de 70 conhecidos). 

Estes vários serotipos são responsáveis de vários tipos de lesões cutâneas (verrunas vulgares, verr. genitais, verr. planas, displasias do colo do útero, ...) e os vários serotipos têm alguma especificidade para cada tipo de lesão. Para além de tudo a vacina Gardasilº não contém qualquer vírus vivo mas sim uma proteina desse mesmo vírus que estimula o nosso organismo a reagir contra ele.

De qualquer forma é uma situação "benigna", embora o tratamento das verrugas planas poder ser demorado e relativamente complexo e ter que recorrer a várias alternativas terapêuticas concomitantemente (medicação oral, tópicos, laser CO2, crioterapia com azoto liquido, ...) para eliminar as lesões.

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 09:22  comentar

 
Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Dematologia e Dermocosmetologia. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: dermatologia@sapo.pt
Abril 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

13
18

19
20
22
24
25

26
27
29


blogs SAPO