17.4.09

Tenho uma bébé de um mês (permatura 36 semanas). Tem na cara e no tronco borbulhas pequeninas que escamam e deitam um líquido amarelado (com cheiro).

 

Estou a fazer um tratamento com Fucidine H - creme, que a médica de família receitou, está a melhorar. Uma vez que não me deu a certeza do que se trata (eczema tópica - devido a haver na família pessoas asmáticas e com rinites alergicas -, ou se a nível hormonal) gostaria de saber, se devo consultar um especialista e se poderá voltar a acontecer?  


O mais frequente nesta idade são os quadros mais ou menos intensos de dermatite seborreica (como a crosta de leite) que se manifestam mais precocemente que a dermite atópica (mais habitual após o 3º- 4º mês), e cuja apresentação não corresponde ao que descreve.

 

A criança, embora o quadro possa ser relativamente exuberante, parece bem sem comichão e com um ritmo de sono normal (ao contrário da dermite atópica), embora se considere que alguns destes casos podem progredir ulteriormente para casos de dermite atópica.

Vários podem ser os diagnósticos diferenciais nestas situações (como uma forma particular de dermite seborreica generalizada associada a diarreia e alterações do desenvolvimento - Doença de Leiner), sobretudo tomando em conta o aspecto das lesões e outros eventuais sinais associados e, como tal, penso que seria interessante consultar um dermatologista.

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 07:57  comentar

 
Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Dematologia e Dermocosmetologia. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: dermatologia@sapo.pt
Abril 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

13
18

19
20
22
24
25

26
27
29


blogs SAPO