É relativamente habitual as estrias de distensão aparecerem por volta dessa idade porque é também nesta altura que o crescimento tende a acelerar e a tensão na pele é maior. Mais do que julgar que existem produtos específicos para prevenir o aparecimento das estrias é importante manter uma hidratação máxima da pele (o Avène Trixeraº é sem dúvida um óptimo creme hidratante) e tentar controlar tanto quanto possível a distensão cutânea. Se o crescimento não é controlável, o ganho de peso é e, por isso, um grande cuidado quanto a ganho excessivo no peso.
Uma vez instaladas as estrias têm tratamento conforme o seu estadio. Numa fase ainda com tonalidade avermelhada pode ser feito o laser pulsado de contraste (PDL) para reduzir o conteúdo vascular da estria dando-lhe uma tonalidade semelhante à da pele circundante e facilitando a sua retracção parcial.
Quando instaladas há mais tempo e já com uma tonalidade nacarada existem várias alternativas terapêuticas, desde a mesoterapia, a carboxiterapia e mais recentemente o laser de CO2 fraccionado para melhorar consideravelmente o seu aspecto.