12.4.09

Recentemente fui a uma clínica de depilação e informaram-me sobre a IPL.

No entanto uma colega minha experimentou e ficou com uma zonas acastanhadas que parece que vai formar uma crosta e cair. É normal na fotodepilação por IPL esse efeito secundário? Sera que pode manchar a pele?

 

 

A fotodepilação, seja por luz intensa pulsada (IPL) ou por laser (díodo, alexandrite, Nd Yag), exige um perfeito conhecimento da fisiologia da pele e do folículo piloso porque da interacção desta energia luminosa com a melanina (pigmento cutâneo) é que vai surgir o dano térmico à região germinativa do pêlo e, assim, eliminar o seu crescimento definitivo.

 

Acontece que, quando a fonte de luz é disparada numa determinada zona, não só o pêlo é atingido mas também uma área de pele. Dado que o pêlo tem uma quantidade muito superior de melanina do que a pele circundante, mantendo-nos dentro de uma determinada fluência e de duração de pulso, conseguimos que este absorva mais energia e, então, podemos atingir o pêlo sem danificar a pele.

Este é designado de princípio da "fototermólise selectiva" que é válida para a depilação como no uso de tantos outros lasers para tratamento de outras estruturas.

No caso específico da depilação temos que acautelar que a pele não seja muito morena ou não esteja bronzeada recentemente para evitar uma maior absorção de energia luminosa e poder induzir uma eventual queimadura de 1º grau, que resolve mas pode dar origem a uma maior pigmentação local que tende a desaparecer ao longo de algumas semanas a meses (será porventura o que aconteceu no caso que me descreve).

Por isso mesmo é necessário conhecimento sobre a fisiologia cutânea e experiência no manuseamento da fonte de luz de forma a poder variar uma série de parâmetros em função do tom de pele, côr do pêlo, espessura do folículo, área anatómica a tratar, etc.

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 08:08  comentar

De Ana Maria severino dos santos a 17 de Novembro de 2012 às 13:36
Dr. Fiz Minha primeira sessão de fotodepilação, e minhas pernas ficaram manchadas, ficaram com manchas escuras nos locais onde foram aplicadas as luzes, gostaria de saber se estas anchas saem, se tem algum tratamento ou produto que posso usar! Obrigada

Ana Maria

De Anónimo a 25 de Abril de 2016 às 15:33
Ana Maria severino dos santos , pode me ajudar
preciso de ajuda estou com o mesmo problema !
Gostaria de saber o que você fez ?

Meu e-mail é makeadeliane@gmail.com

 
Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Dematologia e Dermocosmetologia. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: dermatologia@sapo.pt
Abril 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

13
18

19
20
22
24
25

26
27
29


blogs SAPO