12.4.09

Recentemente fui a uma clínica de depilação e informaram-me sobre a IPL.

No entanto uma colega minha experimentou e ficou com uma zonas acastanhadas que parece que vai formar uma crosta e cair. É normal na fotodepilação por IPL esse efeito secundário? Sera que pode manchar a pele?

 

 

A fotodepilação, seja por luz intensa pulsada (IPL) ou por laser (díodo, alexandrite, Nd Yag), exige um perfeito conhecimento da fisiologia da pele e do folículo piloso porque da interacção desta energia luminosa com a melanina (pigmento cutâneo) é que vai surgir o dano térmico à região germinativa do pêlo e, assim, eliminar o seu crescimento definitivo.

 

Acontece que, quando a fonte de luz é disparada numa determinada zona, não só o pêlo é atingido mas também uma área de pele. Dado que o pêlo tem uma quantidade muito superior de melanina do que a pele circundante, mantendo-nos dentro de uma determinada fluência e de duração de pulso, conseguimos que este absorva mais energia e, então, podemos atingir o pêlo sem danificar a pele.

Este é designado de princípio da "fototermólise selectiva" que é válida para a depilação como no uso de tantos outros lasers para tratamento de outras estruturas.

No caso específico da depilação temos que acautelar que a pele não seja muito morena ou não esteja bronzeada recentemente para evitar uma maior absorção de energia luminosa e poder induzir uma eventual queimadura de 1º grau, que resolve mas pode dar origem a uma maior pigmentação local que tende a desaparecer ao longo de algumas semanas a meses (será porventura o que aconteceu no caso que me descreve).

Por isso mesmo é necessário conhecimento sobre a fisiologia cutânea e experiência no manuseamento da fonte de luz de forma a poder variar uma série de parâmetros em função do tom de pele, côr do pêlo, espessura do folículo, área anatómica a tratar, etc.

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 08:08 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



 
Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Dematologia e Dermocosmetologia. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: dermatologia@sapo.pt
Abril 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

13
18

19
20
22
24
25

26
27
29


subscrever feeds
blogs SAPO