6.4.09

Tenho 37 anos e desde os 33 anos, aquando da minha separação conjugal, confronto-me com o problema de excesso de transpiração e mau odor nos pés, excesso de suor também no rosto, problema este que me deixa com a auto estima muito baixa, fujo dos amigos, colegas de trabalho,etc.  

Com base em algumas investigações, já tentei combater com sabonetes anti-bacteriais, cremes anti-fungicos, terapias de relaxamento(leituras,pensamentos positivos…) e nada de melhorias,gostaria de saber se têm alguma dica pra me ajudar, pois estou desesperada. 

 

 A bromidrose (transpiração com mau odor), tem origem nalgumas zonas do corpo onde estão presentes um tipo especial de glândulas sudoríparas, as de tipo "apócrino". 

  

São estas localizações as axilas, virilhas, região peri-anal e aréolas mamárias. Os pés, embora contenham apenas glândulas écrinas, também são afectados pelo problema do mau odor por acção de decomposição bacteriana da queratina macerada (proteína da pele) ao contrário dos outros locais atrás citados, em que esta degradação incide sobre os restos de membranas celulares transportadas com o suor.

É, pois, natural que o controlo desta bromidrose se tenha que fazer não só através da diminuição da produção de suor mas também pela redução da flora bacteriana da pele. Os sais de alumínio apenas reduzem a secreção écrina mas podem ajudar a melhorar as condições locais para diminuir a colonização bacteriana assim como antsépticos locais. Em ultima instância pode ser realizada a excisão ou curetagem dérmica da axila (onde se encontram estas glândulas) que, de forma habitual, tem bastante bons resultados.

Uma coisa é certa, o tratamento destes pacientes tem de ser feito sob pena de desenvolverem problemas psicológicos e relacionais importantes (bromidrosofobia).

  

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 16:29 

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



 
Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Dematologia e Dermocosmetologia. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: dermatologia@sapo.pt
Abril 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

13
18

19
20
22
24
25

26
27
29


subscrever feeds
blogs SAPO