17.10.11

A minha filha mais velha, que tem 9 anos, sofre de atopia e começou já depois dos últimos dias de praia a ficar com as dobras dos braços e das pernas com muita comichão e a ficar vermelha. O que posso fazer?

 

 

A atopia é reflexo de uma série de desregulações quer do sistema imunitário, quer do défice de algumas proteinas a nível cutâneo que geram uma pele tendencialmente seca, por aumento da perda de água trans-epidérmicae e, ao mesmo tempo, um aumento da reactividade cutânea a pequenas agressões externas, normalmente inofensivas como a irritação por alguns tecidos, a própria transpiração, picadas de insecto, algumas substâncias de higiene, entre muitas outras.

Nesse contexto, e tendo em mente que esta condição cutânea tende a melhorar após a adolescência na grande maioria dos casos, há que tentar prevenir o desencadear desta reactividade cutânea e hidratar bastante a pele.

Esta prevenção passa por duches curtos e com água tépida, enxugar a pele suavemente sem esfregar, usar cremes hidratantes corporais com suplementos específicos e calmantes, usar apenas algodão em contacto com a pele e usar roupas leves em conformidade com o tempo mas evitando a transpiração excessiva.

No caso de se desencadearem lesões há que tratar e este tratamento pode passar pelo uso apenas de tópicos com corticóides ou outros anti-inflamatórios mais recentes, banhos calmantes, suplementos de alguns ácidos gordos deficitários ou mesmo justificar o recurso a tratamento sistémico com corticóides ou ciclosporina assim como à fototerapias com ultra-violetas (RUV).

Este plano quer preventivo quer terapêutico deve ser delineado, acompanhado e reajustado regularmente por um dermatologista, em colaboração eventual com um pneumologista ou um imuno-alergologista no caso de coexistirem outras manifestações da atopia, como a asma ou a rinite alérgica.

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 10:42  comentar

De euhelenaf a 8 de Maio de 2013 às 18:20
tenho 47 anos, o meu rosto apresenta na testa umas manchas castanhas, gostava de saber se existe algum creme que as possa remover uma vez que uso protector solar 50 todo o ano.obg .

De como tocar violao a 19 de Agosto de 2015 às 16:43
ajudou muito. Fiquei esclarecido

De queda de cabelo a 19 de Agosto de 2015 às 16:45
Minha filha também teve este problema, mas com o tempo passou.

 
Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Dematologia e Dermocosmetologia. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: dermatologia@sapo.pt
Outubro 2011
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
14
15

16
18
19
20
21
22

23
25
26
27
28
29

30
31


blogs SAPO