5.1.11
Tenho 25 anos e desde muito nova que sinto uma enorme aversão, especialmente, pelos meus braços, visto que têm um aspecto de pele de galinha em conjunto com pequenas borbulhas. Já fui a diversos dermatologistas que me receitaram variados cremes (com ureia) que nada fizeram. Gostaria de saber se existe algum tipo de tratamento eficaz para a chamada "queratose pilar". 
 
De facto a "queratose pilar" ou "hiperqueratose folicular" é uma caracteíristica relativamente frequente da pele que se manifesta essencialmente na face, braços e coxas e que se deve à aderência e não descamação da células da epiderme a nível dos poros por onde saem os pêlos (ostium folicular) e que conferem um aspecto "áspero" à pele. Por vezes estas unidades foliculares são irritadas e desenvolvem processos de inflamação local (foliculites) que se podem tornar incómodas.
A abordagem terapêutica passa por uma exfoliação mecânica regular das áreas afectadas, o uso de cremes "queratolíticos à base de ureia, ácido salicílico ou lactato de amónio e, nos casos mais graves, pode mesmo justificar-se o recurso ao uso de retinóides (derivados da vit. A ácida) tópicos ou sistémicos.
A roupa em contacto com a pele deve sempre ser de algodão para evitar a tracção destas lesões por outro tipo de fibras, nomeadamente as sintéticas.
link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 13:35  comentar

De mariana marques a 22 de Fevereiro de 2011 às 23:24
Bom dia.

Também tenho o mesmo problema, no meu caso é nas pernas.
Faço várias vezes esfoliação e uso creme hidratante mas não resulta.

Pode indicar alguns nomes de cremes que posso adquirir?

Obrigada pela atenção

De carlaipf a 12 de Abril de 2011 às 16:46
Eu tb tenho o mesmo problema e já usei diversos cremes e nada resulta, nunca uso saias por causa disso. Gostava que nos ajudasse...

 
Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Dematologia e Dermocosmetologia. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: dermatologia@sapo.pt
Janeiro 2011
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


blogs SAPO