Tenho 31 anos e estou grávida de 16 semanas. Com as hormonas da gravidez apareceu-me acne (que não tive na adolescência).
Perguntei à minha obstetra que cremes poderia usar, ao que me respondeu que desde que a aplicação fosse tópica poderia usar qualquer creme no tratamento da acne (no entanto, estava proíbida de ingerir qualquer medicamento para este efeito). Aconselhada pela farmacêutica comecei a usar a linha da Avene para peles com acne (Diacnéal, Clenance Mask e Clenance K), no entanto continuo com receio de que estes possam provocar mal formações no bébé. Serão este produtos seguros?
O tratamento da acne durante o periodo de gestação deve ser tanto quanto possível conservador. É sabido que algumas moléculas, têm um poder teratogénico no feto (capazes de induzir malformações) e entre elas contam-se os retinóides. Embora sabendo que o grau de absorção trans-cutânea é desprezível, não sendo necessário penso que será de evitar o uso do Diacnéal neste momento porque contém o retinaldeído que é um precursor do retinol no organismo e fazer eventualmente um antibiótico tópico (eritromicina, clindamicina) no seu lugar.