Estou a pensar fazer uma depilação a laser...não sei qual a diferença entre laser e luz pulsada e além disso tenho receio de fazer em locais como a barriga (não fará mal interiormente?não me trará repercursões a nivel de doenças graves, infertilidade?), as virilhas, etc.
Os meus pelos costumam encravar e por tal tenho manchas na pele que demoram a sair, com a depilação a laser feita por cima essas manchas não se tornarão permanentes?
As técnicas de fotodepilação (laser e IPL) diferenciam-se porque o laser é uma luz dita coerente, com um só comprimento de onda, enquanto que a luz intensa pulsada (IPL) é uma luz policromática e não coerente (vários comprimentos de onda, desfasados).
A minha experiência diz-me que, de uma forma geral, os melhores e mais rápidos resultados são obtidos com o laser (de díodo ou de alexandrite).
A capacidade de penetração da radiação luminosa é muito limitada e, como tal, sem qualquer interferência com os orgãos internos e sem qualquer risco a esse nível. O único risco das técnicas de fotodepilação são uma eventual queimadura (raramente maior que 1º grau) com eventual hiper ou hipopigmentação transitórias.
Quanto às manchas residuais que tem, estas são devidas aos processos inflamatórios secundários ao encravamento dos pêlos e não são agravados pela fotodepilação, ao contrário tem toda a indicação para o fazer e evitar aparecimento de novas lesões.
Insisto que a fotodepilação deve ser feita por pessoal técnico especializado, que conheça bem os aparelhos e a interacção física da luz com os tecidos, para evitar efeitos secundários e optimizar os resultados.