Tenho 24 anos e tenho hipomelanose em gotas, mais acentuada ao nível da face anterior das pernas e face posterior dos antebraços, pelo que gostaria de saber se há algum tratamento que reduza a quantidade das manchas, alguma medicação que acelere a produção de melanina ou, pelo menos, algum tratamento que retarde a progressão da doença.
Esta patologia benigna designada hipomelanose gutata idiopática surge essencialmente nas áreas mais expostas ao sol dos membros mas sobretudo dos membros inferiores e apresenta-se como pequenos pontos despigmentados. Esta despigmentação é definitiva e, nas pessoas propensas ao seu desenvolvimento, tende a ser progressiva.
Deve-se à lesão e destruição dos melanocitos (células que produzem o pigmento cutâneo - melanina) embora cosmeticamente seja , na maioria dos casos, pouco expressiva porque é pouco perceptível a determinada distância.
A melhor forma de evitar a sua progressão é evitar a exposição ao sol e usar protectores solares de elevado índice nestas áreas.