26.10.09

Tenho 47 anos e, desde há alguns anos venho a notar a minha pele mais flácida e o aparecimento de várias rugas na face. O Botox pode resolver-me a questão?

 

Com o avançar da idade a pele de uma forma global, mas particularmente a pele das áreas mais expostas ao sol (que é o principal factor de envelhecimento cutâneo), começa a ter défice das suas estruturas de suporte (fibras elásticas e de colagénio) assim como tem em défice toda um conjunto de moléculas que formam a substância intercelular (substância fundamental) entre as quais os glicosaminoglicanos e os protéoglicanos com especial relevo para o ácido hialurónico. Estas últimas conseguem reter as moléculas de água até um peso de cerca de 1000 vezes o seu próprio e conferem à pele um aspecto liso e luminoso.

 

Posto isto a abordagem do "rejuvenescimento cutâneo" deve ser realizada, após uma avaliação cuidada, pelo recurso a múltiplas técnicas que actuem aos vários níveis do que se pretende corrigir.

Assim, o Botox, que é uma molécula que diminui a contractibilidade dos músculos da mímica que causam as ditas rugas de expressão de forma espectacular, não tem interesse no tratamento por exemplo no tratamento das rugas naso-genianas, o código de barras (no lábio superior) ou nas designadas linhas de marionette.

Para diferentes situações diferentes abordagens e, numa percentagem importante de casos, fazendo recurso a várias técnicas que actuam nas diferentes estruturas envolvidas.

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 10:57  comentar

De dicas rugas a 28 de Novembro de 2009 às 00:13
Olá

Gostei bastante da explicação, muito obrigado.

Cumprimentos

 



Neste espaço vocacionado para a Dermatologia e a Dermocosmetologia tentarão ser dadas respostas tão esclarecedoras quanto possível a dúvidas sobre doenças de pele ou alternativas terapêuticas nesta área, sempre e quando forem objectivas e se enquadrem neste âmbito, não funcionando como ferramenta de diagnóstico ou sugestão terapêutica específica em cada caso individual que, na esmagadora maioria das situações, carecem de uma avaliação pessoal.

Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Dematologia e Dermocosmetologia. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: dermatologia@sapo.pt
Dr. Miguel Trincheiras


Licenciado em Medicina pela Universidade de Liège- Bélgica.
Especialista em Dermatologia e Venereologia pelos Hospitais Civis de Lisboa (H. Desterro) com o título de Assistente Graduado, tendo sido director do Serviço de Dermatologia do Hospital Reynaldo dos Santos até 2006.
Membro de várias sociedades nacionais e internacionais de Dermatologia e Dermocosmetologia.
Dedica actualmente a sua actividade clínica, no regime de medicina privada, em grande parte à Dermatologia Cirúrgica, Lasers e Dermocosmetologia entre Lisboa e em Espanha.



Contacto:
GO-Clinic
Ed. Atrium Saldanha
Pç. Duque de Saldanha, 1-8ºD
1050-094 Lisboa
Tel.: 218435920
E-mail: dermatologia@sapo.pt

Outubro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
27
29
30
31


blogs SAPO