18.8.09

Agradeço a sua ajuda para prevenir ou solucionar de vez uma questão que tem a ver com manchas na pele. Tenho um filho que na época do verão, já depois de estar uniformemente bronzeado tem tendência a ficar com toda a pele especialmente das costas, com manchas esbranquiçadas. 

O problema é de há muitos anos. Tem agora 16 anos, mas com cerca de cinco anos de idade levei-o a uma dermatologista que receitou uma pomada que resultou. Durante dois ou três anos pensei que o assunto estaria resolvido. Quando voltou a ter, a pomada receitada tinha deixado de ser comercializada. Na idade da adolescência…ele fica muito preocupado e coloca-se na sombra aborrecido por mais uma vez terem aparecido as “famosas manchas”

 

 

Penso que se deve tratar de um caso de pitiríase versicolor e que é resultado do desenvolvimento exagerado de colónias de uma levedura que faz parte da nossa flora cutânea - o pitirosporum orbiculare - e que mediante condições locais de pH e composição do sebo tende a desenvolver colónias de maior dimensão e produzir substâncias que impedem a pele de pigmentar, Daí o aspecto "em confeti" que as lesões assumem.

Depois do tratamento com um anti-fúngico, e se nada mais for feito como uma higiene regular com produtos contendo anti-fúngicos, estas mesmas leveduras poderão desenvolver-se novamente e fazer recidivar as ditas lesões despigmentadas a nível da pele.

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 12:12 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



 
Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Dematologia e Dermocosmetologia. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: dermatologia@sapo.pt
Agosto 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
19
20
21
22

24
25
26
27
28

30


subscrever feeds
blogs SAPO