31.3.09

Desde há muitos anos que, no Verão, julgo que devido à exposição solar, surgem na minha cara 'manchas brancas' muito secas, por vezes parece quem descamam, e assim quem chega o Outono e Inverno desaparecem por si só. 

 

 

As lesões que me descreve parecem-me corresponder aquilo que se designa de pitiríase alba que são lesões ligeiramente menos pigmentadas que a pele circundante, de limite mal definido e finamente descamativas. 

 

Este quadro clínico associa-se geralmente a uma tendência para a secura cutânea global e torna-se mais evidente no verão pela maior pigmentação da pele circundante.

Habitualmente há alguma tendência para a persistência das lesões ao longo do tempo que pode ser minorada com a boa hidratação cutânea sobretudo com lactato de amónio e, pontualmente, com a aplicação de um corticosteróide tópico.

 

 

Uso protectores solares com factores de protecção muito altos, alguns mesmo de ecrã total.
Entretanto, no ultimo Verão, mesmo sem exposição solar significativa, essas 'manchas' acabaram por aparecer na cara mas também nos braços, sobretudo na zona dos cotovelos. Relativamente a esta situação na cara, informei-me em várias farmácias e foi-me dito que seria um fungo que despigmentava a pele. Passei a usar Melascreen da Ducray durante o Verão e no Inverno um hidratante da Avène com indice de protacção solar. Foi-me dito igualmente que teria que fazer um tratamento com um anti-fungico antes da época balnear.
link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 17:15  comentar

 
Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Dematologia e Dermocosmetologia. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: dermatologia@sapo.pt
Março 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
20
21

22
23
24
25
26
28



blogs SAPO