Tenho 21 anos e sempre tive muito cabelo, em Setembro passado começou-me a cair o cabelo de uma forma mais intensa do que o normal, cheguei a tomar uns comprimidos vendidos na farmácia, já um bocado tarde porque a queda realmente já tinha diminuindo, mas não notei grande diferença de crescimento de novos cabelos.
A queda do cabelo é um fenómeno fisiológico e universal que pode, nalgumas circunstâncias, tornar-se mais intensa por várias causas, sendo que as mais frequentes são a época do ano (sobretudo outono), o stress emocional, alguns medicamentos, factores hormonais (nomeadamente o pós-parto), infecções associadas, dietas estrictas, entre outras. Na maioria das vezes trata-se do que é designado por deflúvio telogénico e o reponte capilar, uma vez estabilizada a causa da queda, está normalizado em poucos meses.
Existem, no entanto, variadas outras patologias que levam a quadros de rarefação capilar (alopécia androgenética feminina, tricotilomania, patologia inflamatória e/ou cicatricial do couro cabeludo, etc.) que requerem uma avaliação global e até analítica a ser realizada em consulta de dermatologia.
É de ter em conta também as alterações progressivas que vai sofrendo o nosso organismo com a idade e é sabido que a densidade capilar tende a diminuir com o avançar dos anos como tantas outras alterações somáticas que nos acompanham neste precurso (aparecimento de manchas, rugas, pequenas lesões vasculares ou "sinais", ...).