29.11.09

Tenho 24 anos e tenho hipomelanose em gotas, mais acentuada ao nível da face anterior das pernas e face posterior dos antebraços, pelo que gostaria de saber se há algum tratamento que reduza a quantidade das manchas, alguma medicação que acelere a produção de melanina ou, pelo menos, algum tratamento que retarde a progressão da doença.
 
Esta patologia benigna designada hipomelanose gutata idiopática surge essencialmente nas áreas mais expostas ao sol dos membros mas sobretudo dos membros inferiores e apresenta-se como pequenos pontos despigmentados. Esta despigmentação é definitiva e, nas pessoas propensas ao seu desenvolvimento, tende a ser progressiva.

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 08:49  ver comentários (2) comentar

Há cerca de sete meses tive dermatite de contato após pintar meus cabelos com uma tinta que já havia usado antes e nunca tive alergia alguma, dessa vez  quando fui enxaguar para retirar a tintura, meus cabelos começaram a cair de forma anormal, e a parte superior da cabeça ficou sensível, dolorida, principalmente quando me exponho ao sol.

 

O deflúvio telogénico que se pode seguir a uma demite de contacto irritativa ou alérgica deve estar resolvido no espaço de alguns meses (até 6) e, provavelmente, o que está a suceder consigo é o início mais ou menos concomitante de uma alopécia androgenética feminina (ver posts sobre este tema) que tem uma abordagem terapêutica diferente.
Quanto à aplicação directa de medicação no couro cabeludo por infiltração (mesoterapia) existem trabalhos muito interessantes a esse respeito e, se o seu médico tem experiência nesse campo, penso que poderá ser uma boa alternativa terapêutica.

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 08:27  ver comentários (1) comentar

18.11.09

Faço sempre depilação ao rosto todo mas fico sempre muito vermelha e aparece-me muitas borbulhas no rosto, não sei se terá haver com o facto de ser cera quente na cara mas o que é certo é que antes de começar a fazer depilação não tinha tendência ao aparecimento destas borbulhas.

O arrancamento do pêlo com a cera provoca um traumatismo no tecido com um subsequente fenómeno inflamatório no local onde é removido o folículo, podendo este fenómeno ainda ser agravado pela colonização e infecção secundária por bactérias da nossa flora cutânea que, de forma oportunista, causam estas foliculites.

Nestes casos há que ponderar o uso de cremes depilatórios ou mesmo a depilação permanente com laser.

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 10:25  ver comentários (3) comentar

2.11.09

Sou uma jovem com 20 anos e desde os meus 11/12 anos apareceu-me nas costas à volta de um sinal uma mancha branca. Já falei com a minha médica de família, mas diz esta situação não é maligna.

Segundo descreve penso tratar-se de um halo-nevo (também conhecido por nevo de Sutton) que é uma reacção imunológica do organismo dirigida ao pigmento melânico do nevo ("sinal") que acaba, na maioria das vezes, por eliminar totalmente o próprio nevo mas nem sempre a repigmentação da pele é total. Por vezes permanecem pequenas áreas despigmentadas... 

Conforme lhe foi dito pela médica esta situação é, regra geral, benigna com excepção de alguns raros casos de resposta reaccional do nosso sistema imunológico à proliferação de células malignas de um melanoma.

Por precaução é uma situação que deve ser avaliada em consulta de dermatologia.

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 08:33  ver comentários (21) comentar

 
Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Dematologia e Dermocosmetologia. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: dermatologia@sapo.pt
Novembro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

30


subscrever feeds
blogs SAPO