20.6.09

Boa tarde, tenho 41 anos e sempre fui frequentadora de praia, não sou muito morena, ao principio fica um pouco vermelha sem ser escaldada e depois acabava por ficar morena. Desde o ano passado quando fui a praia pela primeira vez e sem ficar escaldada que usei protector 30, quando acordei no dia seguinte estava literalmente toda inchada e cheia de borbulhas por todo o corpo. 

Fui as urgências e deram-me uma injecção do corticoides entretanto passou, fiz algumas análises, mudei de protectores, mas claro que nunca mais fui a praia.

Entretanto pensei que tivesse sido alguma reacção alérgica a qualquer comprimido ou mesmo creme.

Entretanto este ano fui pela 1ºvez a praia teve os mesmos cuidados e aconteceu-me a mesma coisa.

Poderei ter ficado alérgica ao sol. Será alergia a areia ou a água do mar.

Comecei a tomar uns comprimidos de farmácia para ajudar a apanhar o sol. Mas . Não sei que fazer, serei mesmo alérgica ao sol o que posso fazer para tratar este problema e descobrir a causa.

 

Como já escrevi anteriormente num post sobre a lucite estival benigna (ou eritema polimorfo à luz) que me parece o que está em causa, trata-se de um exantema após as primeiras exposições solares que tem tendência a regredir com as exposições subsequentes e cuja abordagem terapêutica terá de ser progressiva e vai no sentido da protecção solar com filtros especiais que cubram os ultra-violetas A (UVA), passando pelos carotenóides e licopeno para aumentar a tolerância à radiação e podendo mesmo levar à toma de antipalúdicos de síntese (aumentam muito a tolerância à radiação) ou ao progressivo "endurecimento cutâneo" prévio à exposição solar com fototerapia.

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 09:19  comentar

De Fernanda Santos a 30 de Outubro de 2011 às 01:07
Olá, tenho 26 anos e nunca fui muito de ir a praia e nem exposição ao sol mas, há alguns anos ao andar normalmente na rua, no sol tive uma reação: a pele esquentou no sol, começei a me coçar nas partes expostas, inclusive no rosto e logo em seguida fiquei toda empolada ( cheias de placas na pele). Em seguida, a pele esfria e tudo passa. Recentecemente já por 2x, fui a praia e aconteceu a mesma coisa porém, agora fico desfalecida, minha pressaõ cai e em seguida vem os vômitos e a dor de cabeça que dura horas. Gostaria de entender melhor estas reações. Obrigada e Parabéns pelo Blog!

De dermatologiaedermocosmetologia a 3 de Novembro de 2011 às 08:38
De facto tudo o que descreve parece corresponder a uma urticária actínica, mas para chegar ao diagnóstico seria necessário fazer testes de fotobiologia com ultra-violetas que é a radiação que mais vezes está envolvida nestes fenómenos.

Cumprimentos.

Miguel Trincheiras

De Maria Leontina Sousa Gouveia a 15 de Julho de 2012 às 18:24
Olá,tenho 47 anos sexo feminino. Desde criança que sempre frequentei todos os anos um mês de praia, no qual nunca ter problemas de pele ou alergias. Desde a um ano para cá comecei a ter problemas, exemplo no Inverno sempre gostei de toma banho de banheira cheia a relaxar sem ter qualquer tipo de problemas. passado alguns tempos comecei a ter reacção de ficar com o corpo todo vermelho e com uma comichão horrivel
no qual não liguei a esse pormenor,e continuando a tomar banho da mesma maneira e cada vez a pior. Fui ao médico e receitou-me uns comprimidos kestine 10 mg para tomar 1hora antes do banho acontece que não deu em nada! no andar do tempo comecei a ter mesma reacção com o sol mesmo a conduzir do lado que me dava o sol fico toda vermelha em seguida com comichão e coçava coçava fico com o corpo todo com borbulhas ... continuando comecei ter reacção a tudo que é quente exemplo lavar loiça com agua quente vapores ,aquecedor, etc etc. NOVAMENTE fui ao médico envio-me para consultas no Hospital de medica de dermatologia no qual me medicou com uns comprimidos Loratadina 10 mg durante um ano .Acontece que estou cada vez pior se andar a passear estando sol tenho fugir fico com o corpo novamente vermelho ,comichão por aí fora estou desesperada se tiver sol não posso sair de casa em casa não posso fazer nada que seja quente ou calor do forno ,e com os vapores das panelas por aí fora... já não sei o que fazer há minha vida estou cada vez mais desesperada e sem saber o que fazer!!! venho por este meio pedir ao Sr,doutor uma solução para o meu problema? O mais urgente possivel.
Agradeço Atenciosamente
Leontina

 
Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Dematologia e Dermocosmetologia. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: dermatologia@sapo.pt
Junho 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
19

21
22
24
25
26
27

29


blogs SAPO