20.6.09

Boa tarde, tenho 41 anos e sempre fui frequentadora de praia, não sou muito morena, ao principio fica um pouco vermelha sem ser escaldada e depois acabava por ficar morena. Desde o ano passado quando fui a praia pela primeira vez e sem ficar escaldada que usei protector 30, quando acordei no dia seguinte estava literalmente toda inchada e cheia de borbulhas por todo o corpo. 

Fui as urgências e deram-me uma injecção do corticoides entretanto passou, fiz algumas análises, mudei de protectores, mas claro que nunca mais fui a praia.

Entretanto pensei que tivesse sido alguma reacção alérgica a qualquer comprimido ou mesmo creme.

Entretanto este ano fui pela 1ºvez a praia teve os mesmos cuidados e aconteceu-me a mesma coisa.

Poderei ter ficado alérgica ao sol. Será alergia a areia ou a água do mar.

Comecei a tomar uns comprimidos de farmácia para ajudar a apanhar o sol. Mas . Não sei que fazer, serei mesmo alérgica ao sol o que posso fazer para tratar este problema e descobrir a causa.

 

Como já escrevi anteriormente num post sobre a lucite estival benigna (ou eritema polimorfo à luz) que me parece o que está em causa, trata-se de um exantema após as primeiras exposições solares que tem tendência a regredir com as exposições subsequentes e cuja abordagem terapêutica terá de ser progressiva e vai no sentido da protecção solar com filtros especiais que cubram os ultra-violetas A (UVA), passando pelos carotenóides e licopeno para aumentar a tolerância à radiação e podendo mesmo levar à toma de antipalúdicos de síntese (aumentam muito a tolerância à radiação) ou ao progressivo "endurecimento cutâneo" prévio à exposição solar com fototerapia.

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 09:19 

De Fernanda Santos a 30 de Outubro de 2011 às 01:07
Olá, tenho 26 anos e nunca fui muito de ir a praia e nem exposição ao sol mas, há alguns anos ao andar normalmente na rua, no sol tive uma reação: a pele esquentou no sol, começei a me coçar nas partes expostas, inclusive no rosto e logo em seguida fiquei toda empolada ( cheias de placas na pele). Em seguida, a pele esfria e tudo passa. Recentecemente já por 2x, fui a praia e aconteceu a mesma coisa porém, agora fico desfalecida, minha pressaõ cai e em seguida vem os vômitos e a dor de cabeça que dura horas. Gostaria de entender melhor estas reações. Obrigada e Parabéns pelo Blog!

De dermatologiaedermocosmetologia a 3 de Novembro de 2011 às 08:38
De facto tudo o que descreve parece corresponder a uma urticária actínica, mas para chegar ao diagnóstico seria necessário fazer testes de fotobiologia com ultra-violetas que é a radiação que mais vezes está envolvida nestes fenómenos.

Cumprimentos.

Miguel Trincheiras

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



 
Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Dematologia e Dermocosmetologia. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: dermatologia@sapo.pt
Junho 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
19

21
22
24
25
26
27

29


subscrever feeds
blogs SAPO