20.6.09

 

 

Tenho 38 e a tonalidade da minha pele é morena, pelo que bronzeio com facilidade, sobretudo nas partes mais expostas, isto é, a cara os braços e as pernas.

No entanto, é no resto do corpo (menos exposto ao sol) que tenho inúmeros sinais: costas, tronco, couro cabeludo e, inclusive, no pénis.

 

Noto que o número vai aumentando com os anos. Não sendo uma pessoa de pele branca (aparentemente), este surto de sinais é normal? Trata-se do normal envelhecimento da pele? Estive numa consulta de dermatologia, há três anos, e tiraram-me dois sinais (um no pé e outro no peito), julgo que por medida de precaução, sobretudo pelo tamanho de um deles (o do peito). Actualmente, tenho um sinal no couro cabeludo com o mesmo tamanho (mais de 5mm). Devo preocupar-me? Existirá alguma relação entre uma menor exposição da pele ao sol (as tais partes mais brancas) e o maior aparecimento de sinais?

 

 

De facto pensa-se que o aparecimento progressivo de "sinais" (nevos pigmentados) na pele traduz um progressivo envelhecimento cutâneo por ocorrência de pequenos erros na multiplicação celular. 

Também é certo que, por razões obscuras, a maioria dos ditos nevos se desenvolvem no tronco embora possam surgir em qualquer zona corporal, sem que isso tenha um significado obrigatoriamente patológico.

O aspecto clínico do nevo (cf.  abcd dos sinais) é que determina se deve este ser apenas vigiado ou eventualmente removido para avaliação histológica (microscópica), pelo que en caso de dúvida nada como fazer apelo ao dermatologista.

 

 

 

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 08:59  comentar

 
Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Dematologia e Dermocosmetologia. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: dermatologia@sapo.pt
Junho 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
19

21
22
24
25
26
27

29


blogs SAPO