2.6.09

Tenho uma pele morena que bronzeia com bastante facilidade à exposiçao solar e solario. No entanto a pele do rosto, nunca consigo bronzear, fico super palida em contraste com o corpo. 

 

 

Uso sempre pos bronzeadores, para disfarçar, pois gosto de me ver morena. Mas ja estou cansada de andar sempre dependente do uso de maquilhagem. ha alguma solução cirurgica, ou laser, ou pigmentaçao que me possa ajudar? 

 

 

Existe, por vezes, capacidades diferentes de produção de pigmento conforme as áreas corporais devendo-se isso a factores genéticos (como a distribuição dos pêlos) que não podem ser controlados medicamente.

Pode sempre tentar estimular mais a pigmentação facial através de fontes de luz ultravioleta, embora não seja o mais aconselhado, uma vez que esta mesma radiação é a principal causadora de fotoenvelhecimento cutâneo e a longo prazo de efeitos carcinogénicos.

 

Não me parece que a micropigmentação da face seja uma alternativa viável, quer no criar de um aspecto homogénio quer nas desigualdades que sempre manteria com a restante pele uma vez que esta deixasse de estar bronzeada.

Os lasers e a abordagem cirúrgica são obsoletos neste caso.

A melhor alternativa penso que é a aplicação facial de auto-bronzeador que, ao oxidar a queratina (proteína da pele), lhe confere uma tonalidade mais escura. Há que experimentar alguns diferentes em função do seu tom de pele corporal. Esta aplicação é totalmente inócua mas deve ser repetida cada 3 ou 4 dias uma vez que a descamação das células superficiais elimina esta "cor".

De salientar que a tonalidade induzida pelos auto-bronzeadores não se deve à formação de verdadeiro pigmento e que, portanto, não confere qualquer grau de protecção solar.

 

 

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 07:39  comentar

 
Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Dematologia e Dermocosmetologia. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: dermatologia@sapo.pt
Junho 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
19

21
22
24
25
26
27

29


blogs SAPO