16.5.09

Tenho 43 anos e um problema de queda de cabelo, desde à 17 anos com o nascimento do meu 1º filho. Já tentei de tudo, champos, loções como o Mantai, Kaminomoto etc, vitaminas, tenho um cabelo oleoso e um couro cabeludo muito sensivel e irritado, será que pode ajudar-me?

 

 

O cabelo é uma estrutura dinânica cujo crescimento e queda são cíclicos, estimando-se em média que todos os folículos do couro cabeludo se renovam cerca de 10 a 15 vezes durante uma vida de longevidade normal.

 

Existem factores, hormonais, inflamatórios, infecciosos, tóxicos, vitamínicos, etc. que podem afectar o ciclo do cabelo e que o podem fazer cair prematuramente como nos designados deflúvios telogénicos como poderá ter acontecido aquando do nascimento do seu filho. Estes procesos são habitualmente reversíveis e tudo fica normaizado num período máximo de 1 ano pós-parto. Casos há em que a carga genética define uma rarefação progressiva de folículos no couro cabeludo, por vezes mais acentuada a nível superior do couro cabeludo como na calvície, que afecta de igual modo as mulheres embora de forma menos agressiva. Outros casos ainda há em que determinadas afecções do couro cabeludo podem dar origem a áreas de peladas (alopécia) associadas a fibrose cicatricial local que as torna definitivas, sem possibilidade de reponte ulterior de mais folículos.

É sempre necessário fazer uma observação pessoal do couro cabeludo, recolher uma história minimamente detalhada e por vezes, mesmo, recorrer a algum tipo de análise clínica para propôr alternativas terapêuticas.

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 19:40 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



 
Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Dematologia e Dermocosmetologia. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: dermatologia@sapo.pt
Maio 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
14
15

19
23

24
25
26
27
28
29
30

31


subscrever feeds
blogs SAPO