Tenho 24 anos e há 5 que me foi diagnosticado rosácea. Desde essa altura que tenho usado sempre cremes expecificos para este tipo de problema (Calmance da Roc), mas tenho vindo a reparar que estou a ficar pior.
Além do vermilhão em torno das maças do rosto e do queixo, estou também a ganhar borbulhas.
O que posso fazer para atenuar este problema?
A rosácea pode evoluir segundo várias fases, essencialmente 3, sendo a primeira a fase vascular onde é notório um eritema (vermelhidão das 2 hemifaces), uma segunda fase que é a fase inflamatória em que surgem pápulas inflamatórias sobre estas zonas de eritema (borbulhas inflamadas, algumas com pús) e uma fase menos frequente que é a fase granulomatosa em que a pele tende a ficar muito infiltrada.
No seu caso estamos perante um caso com os 2 primeiros componentes e, provavelmente necessitará numa primeira fase de resolver as lesões inflamatórias com antibiótico ou mesmo retinóides mais metronidazol tópico e, uma vez "arrefecido" este quadro, tratar das lesões eritematosas fazendo a fotocoagulação dos vasos superficiais através de luz intensa pulsada (IPL) ou de laser pulsado de contraste (PDL).