9.4.09

Tenho 30 anos e desde sempre fui e sou muito corada. Como sou muito tímida, ainda mais se agrava a situação, porque coro com muita facilidade e é muito perceptível.

Gostaria de perguntar se é possível tirar esta ruborização da face?
Já ouvi dizer que sim através de laser. É verdade? Em caso afirmativo, é doloroso e tem efeitos secundários?
 

 

É frequente acontecer esta "labilidade" de contração/dilatação dos vasos sanguíneos superficiais da face, constituindo uma fase inicial da denominada "couperose" que é a coloração permanente avermelhada das bochechas (por dilatação vascular permanente) com presença ou não de peq. vasos sanguíneos visíveis no seu seio (telangiectasias).

 

Esta é uma forma de rosácea que pode evoluir ou não para outro tipo de lesões, nomeadamente para o desenvolvimento de pápulas e pústulas ou, menos frequentemente, para quadros de infiltração "granulomatosa" da face e sobretudo do nariz.

O tratamento desta rubiose facial é feito através de laser pulsado (PDL) de contraste ou através de luz intensa pulsada (IPL). São tratamentos em geral muito bem tolerados, embora não totalmente indolores, despertando sensação de ligeira e breve queimadura local aquando de cada disparo.

O PDL realiza-se habitualmente numa única sessão (pode, ocasionalmente,  ser necessário "retoque" ulterior) mas deixa marcas purpúricas na face que reabsorvem num periodo de cerca de 10-12 dias. O IPL ao contrário necessita da realização de várias sessões (3-4) com 30 dias de intervalo, em média, e apenas deixa uma ruborização transitória da face durante algumas horas, interferindo minimamente com a vida laboral e social da pessoa.

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 14:13  comentar

De luana a 20 de Abril de 2009 às 14:18
Para quem tem o problema de "couperose" quanto custa o tratamento para combater essa anomalia? E é mesmo eficaz? Depois do tratamento a face fica sem a cor avermelhada?

De dermatologiaedermocosmetologia a 21 de Abril de 2009 às 08:04
O tratamento por laser pulsado de contraste depende do número de disparos que forem dados mas situa-se, habitualmente na casa dos € 750 (tratamento único). Se se optar pela luz intensa pulsada já serão necessárias 3 sessões com cerca de 1 mês de intervalo e o valor por sessão é de € 300.
Com certeza que é eficaz o tratamento embora possa haver alguma tendência com o passar do tempo para um aparecimento progressivo da alguma nova vermelhidão facial necessitando novo tratamento passados alguns anos.
Melhores cumprimentos.

Miguel Trincheiras

De maria joão a 28 de Abril de 2009 às 09:37
Qual é o tratamento que aconselha? qual dos dois acha que é o mais eficaz e mais duradouro? E onde se pode fazer o tratamento? obrigado

De maria joão a 26 de Agosto de 2009 às 10:40
Eu acho que também tenho esse problema de couperose e por isso e também por ter espinhas na zona "T", uso maquilhagem para esconder todos os dias.
A minha dúvida é se o uso de base e/ou pó compacto faz mal à pele? Sempre ouvi dizer que envelhece a pele e provoca ainda mais espinhas, mas há quem diga que isso é só um mito, daí a minha dúvida.

Agradeço a sua melhor compreensão.
Obrigado;
Maria

De sousa a 17 de Dezembro de 2009 às 22:16
para...( face vermelha)

Olá, acho que sei do falas,chama-se rubor façial,ou seja ficar corado por tudo e por nada,sem justificação alguma,o que é muito incomodativo e tem solução,se realmente é isso,aconselho-te a ires ao médico de família e que te marque uma consulta de cirurgia cardiotóracica num hospital,e nessa consulta falas do teu problema com o médico e ele aconselha-te o que deves fazer...as melhoras

De não_me_quero_pronunciar a 18 de Fevereiro de 2010 às 16:13
Não existe nenhuma maneira de tratamento mais facil?!

Por exemplo com algum creme ou alguma coisa assim?!

Para quem não tem muito dinheiro, nenhuma dessas opções serve. É o meu caso.

Espero obter uma resposta de ajuda.

De João Teixeura a 19 de Fevereiro de 2010 às 10:23
Boas tardes.

Sou o João Teixeira, tenho 19 anos e tambem tenho a cara sempre vermelha. Uso nivea(creme) para disfarçar mas é quaze como se n usasse é igual, continua igual.

Eu gostava de saber se existe alguma maneira de tratar este problema ou pelo menos
disfaçar, não tenho possibilidades de fazer cirurgias, devido ao seu preço, gostava de saber se existe algum creme que me ajude no meu problema. Ficaria super grato se houvesse algo que me ajudasse a resolver este problema, que não gosto nada, muitas vezes deixo de fazer algo por causa disso e tenho vergonha disso.

Para as pessoas que tem o mesmo problema que eu, entendem-me, estou sempre com as bochechas vermelhas, faça o que fizer e isso torna-se bastante desconfortavel. Mesmo no meu estado normal... Sem contar que muitas vezes sou gozado por isso e estou no meu estado normal.

Isto muitas vezes impede-me de fazer "n" de coisas e odeio isto!

Será que alguém me pode ajudar?

Peço desculpa pela pressa, mas é uma coisa que ODEIO, e aguardo uma resposta o mais depressa possível e
de preferencia uma boa, que me ajude no meu problema!

Sem mais,

João...

De Eu a 23 de Março de 2011 às 15:29
Olá João.
Eu também tenho esse problema. Eu não sou dermatologista, mas do pouco que percebo acho que o nívea não te vai ajudar nada. E se for couperose talvez até piore. Parece-me que é um creme demasiado gordo para usar na cara.
Porque é que não vais ao teu médico de família expor esse problema?

De João Teixeira a 6 de Março de 2010 às 01:36
Continuo á espera de uma resposta... só quem tem este problema é que sabe o quanto que custa...

De dermatologiaedermocosmetologia a 11 de Março de 2010 às 15:47
Boa tarde João,

Não posso medicá-lo sem o observar previamente, como está bem explícito na página inicial do blog.
Certo que entenderá.

Melhores cumprimentos.

Miguel Trincheiras

De nélia a 1 de Março de 2011 às 22:23
eu para além de ter rosácea e de achar que é heriditário pois a minha avó tambem tem bastante agravada neste momento pois nunca a tratou nem usou protector solar ou outros cremes para a combater, tambem coro com imensa facilidade por tudo e por nada e fico imenso constrangida por isso, ás vezes coro apenas por me cruzar com uma pessoa que conheço, é ridiculo! Fiquei curiosa em relação á consulta de cirurgia cárdio torácica, o que podem resolver em relação a este problema? agradecia resposta se for necessário deixo o meu email, é um assunto que interfere muito com a minha vida e relacionamento com outras pessoas. obrigada pela atenção
neliaplopes@hotmail.com

De Anónimo a 17 de Março de 2011 às 21:17
eu também sei o que é isso, eu também odeio, também estou sempre corada. por qualquer motivo fico muito vermelha e isso incomoda-me mesmo muito..

eu queria saber se existe algum creme que possa diminuir esta vermelhidão?? pois os tratamentos a laser são muito caros...

por favor...

obrigada

De Vera Maia a 12 de Julho de 2011 às 00:20
Senhores... tambem encontro-me com este desagradável problema. Gostaria de saber, no que consiste essa cirurgia CARDIO TORACICA ?
Ajudem-me , por favor. ..Já estou coradíssima.

De pedro a 8 de Setembro de 2011 às 13:11
gostaria de saber se é aconselhavel fazer ipl ou pdl nesta altura do ano, por causa do sol, se esses tratamentos interferem com o crescimento da barba e por ultimo se existe o risco da pele não aceitar o tratamento, levando a um agravamento da rosacea.

De eva filipa a 16 de Maio de 2014 às 22:47
olá eu tenho muitos vasos sanguíneos no rosto e da me uma má sensação na cara ... acho que e hereditário .... uso protector solar mas cada vez piora mais :/ tenho 22 anos ..... e não acho normal agradecia que me ajudassem .....

De Isabel a 30 de Janeiro de 2015 às 21:41
Gostaria de saber se eu optar por fazer o laser para tratar a rosácea, de que forma se podem evitar ou tratar essas manchas púrpuras que o Dr. mencionou, de forma a poder manter um vida normal. Obrigada. Isabel

 



Neste espaço vocacionado para a Dermatologia e a Dermocosmetologia tentarão ser dadas respostas tão esclarecedoras quanto possível a dúvidas sobre doenças de pele ou alternativas terapêuticas nesta área, sempre e quando forem objectivas e se enquadrem neste âmbito, não funcionando como ferramenta de diagnóstico ou sugestão terapêutica específica em cada caso individual que, na esmagadora maioria das situações, carecem de uma avaliação pessoal.

Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Dematologia e Dermocosmetologia. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: dermatologia@sapo.pt
Dr. Miguel Trincheiras


Licenciado em Medicina pela Universidade de Liège- Bélgica.
Especialista em Dermatologia e Venereologia pelos Hospitais Civis de Lisboa (H. Desterro) com o título de Assistente Graduado, tendo sido director do Serviço de Dermatologia do Hospital Reynaldo dos Santos até 2006.
Membro de várias sociedades nacionais e internacionais de Dermatologia e Dermocosmetologia.
Dedica actualmente a sua actividade clínica, no regime de medicina privada, em grande parte à Dermatologia Cirúrgica, Lasers e Dermocosmetologia entre Lisboa e em Espanha.



Contacto:
GO-Clinic
Ed. Atrium Saldanha
Pç. Duque de Saldanha, 1-8ºD
1050-094 Lisboa
Tel.: 218435920
E-mail: dermatologia@sapo.pt

Abril 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

13
18

19
20
22
24
25

26
27
29


blogs SAPO