6.4.09
A minha filha tem 3 anos por volta dos 20 meses apareceu-lhe um "caroço" (tipo nódoa negra) debaixo do olho esquerdo (na face), mostrei ao pediatra mas não deu muita importancia todos os meses ia à consulta e o Pediatra media o "caroço". 
Fui à consulta de Dermatologia Pediátrica do Hospital dos Capuchos onde me disseram que se tratava de um angioma. Disseram-me que não se fazia nada, apenas se vigiava se havia evolução ou não e que até aos 2 anos seria muito decisivo.
 Apenas quero ficar esclarecida se realmente é assim, olhando a olho nú,  faz-se o diagnóstico ? Se não é necessário nenhum exame especifico para confirmar que é de facto um angioma.
 

  

O diagnóstico de angioma é feito, regra geral, apenas pela observação clínica uma vez que tem características facilmente reconhecíveis. 

De entre os vários tipos de angiomas existem os que têm mais "corpo" e são elevados (os tuberosos e os cavernosos) que podem evoluir durante os 2 primeiros anos de vida e têm tendência a regredir de forma espontânea pelo que, de facto, a vigilância deve ser a regra, a menos que possam pôr em risco alguma função vital pelo seu tamanho (visão, respiração, ...) e nesse caso devem ser tratados precocemente. As lesões vasculares planas (angiomas vinho do porto e manchas de salmão) não têm tendência para a resolução e devem ser tratadas tão precocemente quanto possível, se esteticamente se justificar.

O tratamento é realizado quase sempre com recurso ao laser pulsado de contraste (PDL), algumas vezes à luz intensa pulsada (IPL) e raramente é necessário proceder à infiltração do angioma com corticosteróides ou à sua embolização (casos de grandes dimensões e crescimento rápido).

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 10:55  comentar

De Alexandre a 23 de Março de 2011 às 13:14
Olhar Dr. Miguel Trincheiras;
Há poucas semanas nasceu um caroço em baixo dos meus cílios no canto esquerdo dos meus olhos
Eu não sei dizer se é um angioma ele é pequeno e não é tão vermelho como
O angioma depois que ele nasceu meu olho ficou como se estivesse com bolsos
Eu vi umas imagens no Google sobre o angioma e fique impressionado com
O que vi. O que eu devo fazer para prevenir a evolução dessa doença?
Grato por qual quer resposta?
Alexandre de Petrolina PE
Tenho 17 anos e pretendo ser um medico um dia!

De Beatriz Morin a 15 de Abril de 2013 às 17:13
OLA , MEU NOME E BEATRIZ, SO PARA DEIXAR VC MAIS TRANQUILA. MINHA FILHA TEVE O MESMO, ELA TINHA 1 SEMANA DE VIDA E UMA MANCHA APARECEU NO LABIO INFERIOR E CRESCEU COM O PASSAR DO TEMPO. O PEDIATRA DISSE QUANDO ELA COMPLETAR 2 ANOS VAI DESAPARECER, SEM PASSAR NADA E NEM TOMAR NADA, E ASSIM FOI COMO MAGICA DESAPARECEU. HOJE SO NAS FOTOS,

 



Neste espaço vocacionado para a Dermatologia e a Dermocosmetologia tentarão ser dadas respostas tão esclarecedoras quanto possível a dúvidas sobre doenças de pele ou alternativas terapêuticas nesta área, sempre e quando forem objectivas e se enquadrem neste âmbito, não funcionando como ferramenta de diagnóstico ou sugestão terapêutica específica em cada caso individual que, na esmagadora maioria das situações, carecem de uma avaliação pessoal.

Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Dematologia e Dermocosmetologia. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: dermatologia@sapo.pt
Dr. Miguel Trincheiras


Licenciado em Medicina pela Universidade de Liège- Bélgica.
Especialista em Dermatologia e Venereologia pelos Hospitais Civis de Lisboa (H. Desterro) com o título de Assistente Graduado, tendo sido director do Serviço de Dermatologia do Hospital Reynaldo dos Santos até 2006.
Membro de várias sociedades nacionais e internacionais de Dermatologia e Dermocosmetologia.
Dedica actualmente a sua actividade clínica, no regime de medicina privada, em grande parte à Dermatologia Cirúrgica, Lasers e Dermocosmetologia entre Lisboa e em Espanha.



Contacto:
GO-Clinic
Ed. Atrium Saldanha
Pç. Duque de Saldanha, 1-8ºD
1050-094 Lisboa
Tel.: 218435920
E-mail: dermatologia@sapo.pt

Abril 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

13
18

19
20
22
24
25

26
27
29


blogs SAPO