1.4.09

 

Tenho 31 anos e estou grávida de 16 semanas. Com as hormonas da gravidez apareceu-me acne (que não tive na adolescência). 
Perguntei à minha obstetra que cremes poderia usar, ao que me respondeu que desde que a aplicação fosse tópica poderia usar qualquer creme no tratamento da acne (no entanto, estava proíbida de ingerir qualquer medicamento para este efeito). Aconselhada pela farmacêutica comecei a usar a linha da Avene para peles com acne (Diacnéal, Clenance Mask e Clenance K), no entanto continuo com receio de que estes possam provocar mal formações no bébé. Serão este produtos seguros?
 

 

 

O tratamento da acne durante o periodo de gestação deve ser tanto quanto possível conservador. É sabido que algumas moléculas, têm um poder teratogénico no feto (capazes de induzir malformações) e entre elas contam-se os retinóides. Embora sabendo que o grau de absorção trans-cutânea é desprezível, não sendo necessário penso que será de evitar o uso do Diacnéal neste momento porque contém o retinaldeído que é um precursor do retinol no organismo e fazer eventualmente um antibiótico tópico (eritromicina, clindamicina) no seu lugar.

 

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 20:12  comentar

 



Neste espaço vocacionado para a Dermatologia e a Dermocosmetologia tentarão ser dadas respostas tão esclarecedoras quanto possível a dúvidas sobre doenças de pele ou alternativas terapêuticas nesta área, sempre e quando forem objectivas e se enquadrem neste âmbito, não funcionando como ferramenta de diagnóstico ou sugestão terapêutica específica em cada caso individual que, na esmagadora maioria das situações, carecem de uma avaliação pessoal.

Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Dematologia e Dermocosmetologia. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: dermatologia@sapo.pt
Dr. Miguel Trincheiras


Licenciado em Medicina pela Universidade de Liège- Bélgica.
Especialista em Dermatologia e Venereologia pelos Hospitais Civis de Lisboa (H. Desterro) com o título de Assistente Graduado, tendo sido director do Serviço de Dermatologia do Hospital Reynaldo dos Santos até 2006.
Membro de várias sociedades nacionais e internacionais de Dermatologia e Dermocosmetologia.
Dedica actualmente a sua actividade clínica, no regime de medicina privada, em grande parte à Dermatologia Cirúrgica, Lasers e Dermocosmetologia entre Lisboa e em Espanha.



Contacto:
GO-Clinic
Ed. Atrium Saldanha
Pç. Duque de Saldanha, 1-8ºD
1050-094 Lisboa
Tel.: 218435920
E-mail: dermatologia@sapo.pt

Abril 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

13
18

19
20
22
24
25

26
27
29


blogs SAPO