22.2.10

Tenho dois filhos ( 17 e 12 anos )com vitiligo. Que me lembre não tenho ninguém na família com vitiligo. Já consultei diversos dermatologistas, inclusivamente a minha filha de 17 anos já fez fototerapia.
Poderá esclarecer-me a que se deve esta doença e se é hereditária?

 

O vitiligo é uma patologia cutânea que, como sabe bem, conduz à despigmentação total de áreas mais ou menos extensas da pele e cuja evolução é totalmente imprevisível.
Trata-se de uma patologia cuja principal preocupação é estética uma vez que, por si só, não tem qualquer risco de evolução "mailgna". 

Embora se desconheça a sua causa (etiologia), sobre as quais existem várias teorias mas nenhuma delas completamente satisfatória, é um facto que deve existir uma base "genética" na sua génese, uma vez que casos familiares (como o seu) são relativamente comuns e, por vezes se associam a outros tipos de patologia inflamatória da pele (alopécia areata, eczema atópico ou, mais raramente, a algumas doenças auto-imunes).
Em termos terapêuticos sabemos que as lesões faciais e do tronco respondem melhor ao tratamento do que as lesões mais periféricas (mãos, pés) e a panóplia de tratamentos usados (fototerapia, corticóides, inibidores tópicos da calcineurina, melagenina, derivados da vit. D, ...) atestam bem deste desconhecimento da causa de base e da resposta terapêutica muito variável de indivíduo para indivíduo.
 
link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 14:09  comentar

De mardeprata a 10 de Março de 2010 às 22:27
O meu irmão fez este tratamento e ficou completamente livre do vitiligo.
http://www.histoterapia-placentaria.cu/clinica.htm

 



Neste espaço vocacionado para a Dermatologia e a Dermocosmetologia tentarão ser dadas respostas tão esclarecedoras quanto possível a dúvidas sobre doenças de pele ou alternativas terapêuticas nesta área, sempre e quando forem objectivas e se enquadrem neste âmbito, não funcionando como ferramenta de diagnóstico ou sugestão terapêutica específica em cada caso individual que, na esmagadora maioria das situações, carecem de uma avaliação pessoal.

Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Dematologia e Dermocosmetologia. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: dermatologia@sapo.pt
Dr. Miguel Trincheiras


Licenciado em Medicina pela Universidade de Liège- Bélgica.
Especialista em Dermatologia e Venereologia pelos Hospitais Civis de Lisboa (H. Desterro) com o título de Assistente Graduado, tendo sido director do Serviço de Dermatologia do Hospital Reynaldo dos Santos até 2006.
Membro de várias sociedades nacionais e internacionais de Dermatologia e Dermocosmetologia.
Dedica actualmente a sua actividade clínica, no regime de medicina privada, em grande parte à Dermatologia Cirúrgica, Lasers e Dermocosmetologia entre Lisboa e em Espanha.



Contacto:
GO-Clinic
Ed. Atrium Saldanha
Pç. Duque de Saldanha, 1-8ºD
1050-094 Lisboa
Tel.: 218435920
E-mail: dermatologia@sapo.pt

Fevereiro 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
23
24
25
27

28


blogs SAPO