1.1.10

Sempre tive umas unhas fracas mas há cerca de 4 anos as minhas unhas das mãos estão muito fracas partindo ou lascando com muita facilidade estando todas estriadas (com risquinhos ao longo da unha) e secas. Tenho imensa pena pois gostaria de ter umas unhas bonitas e com aspecto saudável. Tenho 47 anos e entrei na menopausa há um ano.

As unhas, como anexo cutâneo que são, sofrem alterações que podem ser de natureza local (inflamações, infecções e traumatismos) ou, também de forma regular, serem um sinal de alterações gerais do metabolismo orgânico (ácidos aminados essenciais, vitaminas, oligoelementos, hormonas, ...).

 

Neste caso específico pode não se tratar de qualquer patologia específica mas apenas de uma evolução cronológica da estrutura da unha que se torna mais frágil, estriada e com tendência para o deslaminamento entre as placas ungueais.

Nestes casos é necessário tentar reforçar a sua estrutura com vernizes específicos e, concomitantemente, fazer um suplemento temporário de aminoácidos essenciais e vitaminas por um periodo de algumas semanas. Se se mantiver esta tendência e não houver patologia subjacente, poderá então justificar-se o recurso a unhas de gel ou outras para melhorar não só a fragilidade como o aspecto cosmético das mesmas.

Temas: ,
link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 12:57  comentar

 



Neste espaço vocacionado para a Dermatologia e a Dermocosmetologia tentarão ser dadas respostas tão esclarecedoras quanto possível a dúvidas sobre doenças de pele ou alternativas terapêuticas nesta área, sempre e quando forem objectivas e se enquadrem neste âmbito, não funcionando como ferramenta de diagnóstico ou sugestão terapêutica específica em cada caso individual que, na esmagadora maioria das situações, carecem de uma avaliação pessoal.

Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Dematologia e Dermocosmetologia. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: dermatologia@sapo.pt
Dr. Miguel Trincheiras


Licenciado em Medicina pela Universidade de Liège- Bélgica.
Especialista em Dermatologia e Venereologia pelos Hospitais Civis de Lisboa (H. Desterro) com o título de Assistente Graduado, tendo sido director do Serviço de Dermatologia do Hospital Reynaldo dos Santos até 2006.
Membro de várias sociedades nacionais e internacionais de Dermatologia e Dermocosmetologia.
Dedica actualmente a sua actividade clínica, no regime de medicina privada, em grande parte à Dermatologia Cirúrgica, Lasers e Dermocosmetologia entre Lisboa e em Espanha.



Contacto:
GO-Clinic
Ed. Atrium Saldanha
Pç. Duque de Saldanha, 1-8ºD
1050-094 Lisboa
Tel.: 218435920
E-mail: dermatologia@sapo.pt

Janeiro 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


blogs SAPO