2.11.09

Sou uma jovem com 20 anos e desde os meus 11/12 anos apareceu-me nas costas à volta de um sinal uma mancha branca. Já falei com a minha médica de família, mas diz esta situação não é maligna.

O facto é que não me sinto bem, agora já não tenho uma mancha apenas, mas muitas espalhadas pelas costa, barriga e braços. Os meus sinais estão a desaparecer, mas continua a auréola despigmentada. Não existe cura para estas situações? Não existe tratamento para desaparecer estas manchas?

Segundo descreve penso tratar-se de um halo-nevo (também conhecido por nevo de Sutton) que é uma reacção imunológica do organismo dirigida ao pigmento melânico do nevo ("sinal") que acaba, na maioria das vezes, por eliminar totalmente o próprio nevo mas nem sempre a repigmentação da pele é total. Por vezes permanecem pequenas áreas despigmentadas... 

Conforme lhe foi dito pela médica esta situação é, regra geral, benigna com excepção de alguns raros casos de resposta reaccional do nosso sistema imunológico à proliferação de células malignas de um melanoma.

Por precaução é uma situação que deve ser avaliada em consulta de dermatologia.

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 08:33  comentar

De Anónimo a 9 de Agosto de 2012 às 16:42
Me identifico com a situação acima. Tenho 20 anos e ha uns 3 anos apareceu nas minhas costas uma mancha branca em volta de um sinal castanho. Fui ao médico que me receitou a pomada 'protopic'. Usei por 1 ano e não surtiu efeito algum. Retornei ao médico e retirei o sinal por meio de cirurgia e comecei a usar a pomada 'elidel' que também não deu resultado, a mancha branca continua nas minhas costas. Eu gostaria de saber se existe algum tratamento mais eficaz pois essa mancha me incomoda muito.

De fernanda leite a 12 de Agosto de 2012 às 20:39
Uns 4 anos atrás apareceu próximo do meu joelho 2 pintas e em volta despigmentadas, fui ao derma ele falou que era nrvo halo e vitiligo ele passou uma pomada que em alguns meses depois a pinta sumiu e a minha pele repgmentou ainda tem umas pintinhas claras bem pequenas. mas creio em Deus e sei q nada tem haver com vitiligo, pois se Deus me fez nascer negra ele ñ vai deixar isso acontecer comigo, tenho muito orgulho da minha cor. DEUS É FIEL!!!

De Anónimo a 13 de Agosto de 2012 às 22:56
Olá Fernanda, tudo bom? Qual é o nome da pomada que você passou? Pretendo retornar ao dermatologista e ver se ela serve pro meu caso (acima). :)

De fernanda a 22 de Agosto de 2012 às 16:55
vou procurar o nome da pomada, se vc puder mande seu email p mim.. fnfleite@yahoo.com.br

De fernanda a 24 de Agosto de 2012 às 13:58
o nome da pomada é BETAMETASONA. BOA SORTE... DEUS TE ABENÇOE!

De Anónimo a 1 de Setembro de 2012 às 01:42
Obrigada! Que Ele abençõe voce tambem!

De fernanda leite a 17 de Setembro de 2012 às 19:15
olá anônimo, vc usou a pomada? O que o seu dermatologista falou?

De aline a 26 de Fevereiro de 2013 às 13:29
Oi gente tenho 28 anos, faz tempo q tenho manchas brancas no corpo, fui ao dermato, mais ele disse q naum é micose, as minhas manchas sao nas costas,embaixo dos seios, e embaixo das axilas, nossa estou desesperada, luto contra isso a anos e adoro tomar sol, mais morro d vergonhas, qria comprar a elidel mais é caro e naum sei se é bom, acho q meu problema e pitiriase alba, alguem pode me ajudar bjos

De keron a 26 de Março de 2013 às 00:02
olá,meu nome e Ana tenho 20 anos e tem uns 3 anos que apareceu uma macha branca na minha cintura eu estou preocupada,queria saber mais sobre isso...
T.T tenho medo de ficar pelo corpo todo

De Angela a 12 de Abril de 2013 às 18:30
Oi gente, tenho 21 anos e de nascença tinha uma pinta escura um pouco abaixo do nariz. Mas usando Vit (creme depilatório) para o busso, minha pinta clareou muito e ficou um circulo branco em volta dela. Estou bem preocupada e ja marquei um Dermo. Tomara que não se ja nada muito ruim.

De Daniel a 18 de Dezembro de 2013 às 03:03
Ola gostaria de saber?em minhas costas tem uma mancha branca a redor de uma pinta de cor marrom escura...oq pode ser?é necessario removelá?obg!

De luana lima a 8 de Julho de 2014 às 00:57
Minha filha tem uma pinta na testa e em volta cresceu uma mancha braca. A pinta praticamente desapareceu. Oq pode ser? É grave

 



Neste espaço vocacionado para a Dermatologia e a Dermocosmetologia tentarão ser dadas respostas tão esclarecedoras quanto possível a dúvidas sobre doenças de pele ou alternativas terapêuticas nesta área, sempre e quando forem objectivas e se enquadrem neste âmbito, não funcionando como ferramenta de diagnóstico ou sugestão terapêutica específica em cada caso individual que, na esmagadora maioria das situações, carecem de uma avaliação pessoal.

Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Dematologia e Dermocosmetologia. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: dermatologia@sapo.pt
Dr. Miguel Trincheiras


Licenciado em Medicina pela Universidade de Liège- Bélgica.
Especialista em Dermatologia e Venereologia pelos Hospitais Civis de Lisboa (H. Desterro) com o título de Assistente Graduado, tendo sido director do Serviço de Dermatologia do Hospital Reynaldo dos Santos até 2006.
Membro de várias sociedades nacionais e internacionais de Dermatologia e Dermocosmetologia.
Dedica actualmente a sua actividade clínica, no regime de medicina privada, em grande parte à Dermatologia Cirúrgica, Lasers e Dermocosmetologia entre Lisboa e em Espanha.



Contacto:
GO-Clinic
Ed. Atrium Saldanha
Pç. Duque de Saldanha, 1-8ºD
1050-094 Lisboa
Tel.: 218435920
E-mail: dermatologia@sapo.pt

Novembro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

30


blogs SAPO