30.9.09

Tenho 36 anos e de há 1 mês a esta data começou a surgir-me uma pelada no couro cabeludo, na parte da frente da cabeça (por cima da testa); de dia para dia essa pelada aumenta, sentindo uma ligeira irritação na pela - comichão - no sítio da pelada. De q se poderá tratar? Existe algum fungo que possa provocar esta situação? Ou poderão ser outras causas?

 

A causa mais frequente de peladas do couro cabeludo no adulto é a alopécia areata que é um fenómeno imunológico localizado, com infiltração da base dos folículos por um subtipo de glóbulos brancos que vão provocar a sua queda e impedir o reponte por inibição das células matriciais.

 

A causa (etiologia) deste fenómeno é desconhecida assim como é, de certa forma, imprevísível a evolução deste quadro que pode ficar acantonado ou ter extensão a outras áreas, ser recorrente, etc.

Evidentemente existem outras causas de peladas, nomeadamente os fungos (tinhas) do couro cabeludo, processos inflamatórios locais, peladas de tracção, ... mas menos frequentes.

O tratamento deve ser realizado por um dermatologista e pode passar pela infiltração intra-lesional da lesão com uma suspensão de corticóide.

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 08:03  comentar

De Silvestre Branco a 20 de Março de 2013 às 21:29
Boa noite,a mim aconteceu-me um caso semelhante, tenho tambem uma falha de cabelo e se puxar um pouco de cabelo ele sai facilmente, estou com receio que possa ser alguma coisa mais grave, e gostaria de saber como poderia fazer para tratar deste problema

De mariana a 31 de Outubro de 2013 às 00:16
sou uma rapariga com apenas dezoito anos e uns dias antes de realizar o meu decimo oitavo aniversariu decidi fazer uma franja e foi nessa ida ao cabeleireiro que foram descobertas duas peladelas no meu coro cabeludo, com cerca de dois a tres centimetros de diametro. preocupada decidi ir a um dermatologista iniciei tratamento. mas ainda assim apesar de estar a fazer o tratamento as peladwlas continuam a aparecer... o que se passa comigo estou em panico pois eu tinha um cabelo super saudavel e de repente apareceram me estas peladelas....

 



Neste espaço vocacionado para a Dermatologia e a Dermocosmetologia tentarão ser dadas respostas tão esclarecedoras quanto possível a dúvidas sobre doenças de pele ou alternativas terapêuticas nesta área, sempre e quando forem objectivas e se enquadrem neste âmbito, não funcionando como ferramenta de diagnóstico ou sugestão terapêutica específica em cada caso individual que, na esmagadora maioria das situações, carecem de uma avaliação pessoal.

Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Dematologia e Dermocosmetologia. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: dermatologia@sapo.pt
Dr. Miguel Trincheiras


Licenciado em Medicina pela Universidade de Liège- Bélgica.
Especialista em Dermatologia e Venereologia pelos Hospitais Civis de Lisboa (H. Desterro) com o título de Assistente Graduado, tendo sido director do Serviço de Dermatologia do Hospital Reynaldo dos Santos até 2006.
Membro de várias sociedades nacionais e internacionais de Dermatologia e Dermocosmetologia.
Dedica actualmente a sua actividade clínica, no regime de medicina privada, em grande parte à Dermatologia Cirúrgica, Lasers e Dermocosmetologia entre Lisboa e em Espanha.



Contacto:
GO-Clinic
Ed. Atrium Saldanha
Pç. Duque de Saldanha, 1-8ºD
1050-094 Lisboa
Tel.: 218435920
E-mail: dermatologia@sapo.pt

Setembro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
16
17
18
19

20
22
23
24
25
26

27
28
29


blogs SAPO