23.8.09

Tenho 33 anos e desde cerca dos 22 anos que tenho um queloide, que surgiu de forma espontânea, na zona do peito. Tal tendência para queloides é hereditária. Após uma intervenção cirurgica, indevida, o queloide aumentou muito. Passado alguns anos, fiz infiltrações com corticóides e usei placas de silicone, o que fez "aplanar o queloide. Todavia, ele encontra-se ainda com muito volume.
Gostaria de saber que tipo de soluções existem, se resolvem definitivamente o assunto e quais são os riscos decorrentes.
 
As reacções queloidais do organismo têm, de facto, uma predisposição individual e por vezes genética. Também sabemos que quer no caso de quelóides (salvo raras excepções) é de evitar a remoção das mesmas por via cirúrgica, uma vez que a probabilidade de reformação de uma cicatriz hipertrófica é praticamente sistemática.
Ás alternativas com infiltração de corticóides, e do uso de placas de silicone junta-se uma muito interessante que é a realização de tratamento com laser pulsado de contraste (PDL) ou, em casos mais resistentes, a eventual realização de radioterapia superficial (Rontgenterapia)

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 10:42  comentar

De Teresa a 11 de Setembro de 2009 às 11:24
També tenho uma cicatriz no esterno, resultante de uma cirurgia à tiroide, que se agravou com uma cirurgia estética para correção da mesma. Só passados alguns anos descobri no Porto uma clínica onde estou a fazer infiltações de Trigon alternado com luz pulsada.Após a operação estética fiz a mesma infiltração, que não deu qualquer resultado, o que nunca compreendi. Apesar de a recuperação ser lenta e o tratamento ser caro, e com algum sofrimento sobretudo ao injectar, (que o médico e enfermeira tentam suavisar ao máximo), acho que vale a pena. Só lamento não ter conhecido este médico antes de fazer a cirurgia plástica, que me deixou bastante pior,e as infiltrações, que me custaram muito mais do que as que faço agora.

De ANA a 31 de Maio de 2011 às 18:35
ola boa tarde gostario de obter informaçao do numero de telefone da clinica no porto que faz tratamento com trigon e luz pulsdada.

De Anónimo a 6 de Junho de 2011 às 11:38
Respondi por email, mas como não tenho a certeza se recebeu, envio novamente o endereço
Clinica Model de Dr Abel Mesquita. Rua Nova de São Crispim, 516, Bloco A. Relef22589955

De Antómio Silva a 23 de Julho de 2015 às 19:18
Boa tarde, sabe dizer-me valores para o tratamento com laser pulsado?

De António Silva a 28 de Setembro de 2016 às 15:40
Olá Teresa, seria possível partilhar o preço por sessão da infiltração e do tratamento com laser pulsado?
Obrigado

De Alexandre Galvão Barros a 7 de Julho de 2011 às 13:46
OI tenho uma solução para seu problema, mais precisamos conversar pelo msn xandygalvaomsn@hotmail.com. Abraço e boa sorte.

De Anna a 21 de Outubro de 2009 às 05:22
Bom dia

A Isotretinoina(Roacutan) foi prescrita para uma menina de 13 anos sem sintomas de acne, mas para o tratamento de queloide. Não encontrei em bula nenhum tipo de indicação desse medicamento para tratamento de queloide. Ele é mesmo eficiente para esse caso? É seguro para uma menina dessa idade?

Anna

São Paulo - Brasil

fayoumx@yahoo.com.br

De dermatologiaedermocosmetologia a 22 de Outubro de 2009 às 11:17
De facto desconheço qualquer base científica para usar essa molécula com essa finalidade mas a idade da criança não contraindica minimamente o seu uso.

De odeio queloides a 16 de Dezembro de 2009 às 16:01
oi eu tenho 26 anos e desde os 11 anos tenho queloide, fiz há uns 3 anos atras tratamento com cordicoide injetavel, para um queloide deu certo ficou bem plano, pois era bem grande, so que tenho um na orelha e outro no braço desenvolvido devido a minha vacina da BCG, e esses continuaram os mesmo sem resultado nenhum, porque? quero fazer outro tratamento qual o mais indicado? e que da o melhor sesultado?

De Gabriele Santana a 11 de Março de 2010 às 17:20
Ola, tenho 25 anos e já tive minha terceira cesaria, a ultima faz 6 meses e a queloide ficou pior do que as outras, essa ultima ficou visivelmente grossa e escura, chega ate doer quando toco, e esta grossa de ponta a ponta, não consigo me depilar com barbeador, pois toda vez em que tento acabo me ferindo. já usei pomada, já usei a faixa de siliconeo medgel, e nao vi resultado nehum . Gostaria de saber se existe agum tratamento de injeção ou algo do tipo que pelo menos ajude a diminuir.

De Alexandre Galvão Barros a 7 de Julho de 2011 às 13:48
OI tenho uma solução para seu problema, mais precisamos conversar pelo msn xandygalvaomsn@hotmail.com. Abraço e boa sorte.

De ALEXANDRE a 5 de Abril de 2010 às 22:33
O MELHOR REMÉDIO QUE EU USEI ATE HJ FOI TRIANCINOLONA, MAIS DEM MUITO BEM COM QA POMADA CELOCORTE...SE ALGUEM QUISER ALGUMA DICA ME MANDE UM EMAIL XANDYGALVAOY@YAHOO.COM.BR

De Anónimo a 21 de Abril de 2011 às 16:49
oi Alexandre,
Também tenho queloides e recentemente o medico me receitou triancinolona ampolas.
Não sabia que também existia em pomadas. ainda não iniciei o tratamento. Diga-me o que devo fazer paar ersultar?
Tenho queloides na orelha esquerda e na parte de tras do ombro esquerdo. Tods dizem que ha de voltar. dai o meu medo de mexer e de iniciar o tratamento.
diga-me , o que faço?
Obrigada.

M.

De Alexandre Galvão Barros a 7 de Julho de 2011 às 13:50
OI tenho uma solução para seu problema, mais precisamos conversar pelo msn xandygalvaomsn@hotmail.com. Abraço e boa sorte.

De ariane castro a 8 de Outubro de 2012 às 20:37
oi dr miguel porfavor tem um tratamento que de resultado,tenhu queloide ja fiz aplicaçao com corticoide,usei tds os metodos fiz ate uma cirurgia plastica radioterapia,mas nada adiantou,nao sei o que faço me ajude por favor estou desesperada obrigada .....ariane

De ALEXANDRE a 5 de Abril de 2010 às 22:36
AS MINHAS QUELOISDES ESTAO DESAPARECENDO,,, ERAM GIGANTES EU SEI MUITOS METODOS E TEM O PRAZER DE AJUDAR QUEM SE INTERESSE NO ASSUNTO,, MEU MSN E XANDYGALVAOMSN@HOTMAIL.COM.... SEI MUITOS REMÉDIOS E PALIATIVOS... UM CUIDADO EXTREMO E NAO COÇAR OLOCAL E O TRTAMENTO E LENTO,, MAIS NAO RECOMENDO CIRURGIA SO VAI PIORAR A SITUAÇÃO,,, TENHO PESQUISADO MUITO E TENHO TIDO BONS RESULTADOS...

De eliana a 13 de Outubro de 2010 às 19:58
oi alexandre,esse assunto me interessa pois tenho varios quelóides e tenho horror à dor,por isso estou protelando a cirurgia e posterior aplicação de corticóides.aguardo ansiosa suas dicas.obrigada .

De Alexandre Galvão Barros a 7 de Julho de 2011 às 13:52
OI tenho uma solução para seu problema, mais precisamos conversar pelo msn xandygalvaomsn@hotmail.com. Abraço e boa sorte.

De Garyelly a 11 de Fevereiro de 2011 às 16:49
oi Xandy, boa tarde eu tenho uma pequena cicatriz q me encomoda muito devido a uma cirurgia de retirada de um rim ,mas at'e q nao esta tao feia mas 'faz bem eu me sentir bem!! me de algumas dicas... obrigado

De Alexandre Galvão Barros a 7 de Julho de 2011 às 13:52
OI tenho uma solução para seu problema, mais precisamos conversar pelo msn xandygalvaomsn@hotmail.com. Abraço e boa sorte.

De mateus.duart@ig.com.br a 24 de Agosto de 2011 às 22:52
tenho um queloid no esterno proveniente da tentativa de retirar um cravo, hoje tenho um queloide que cosa e morde muiito.....

De ariane castro a 8 de Outubro de 2012 às 20:41
me ajude entao estou desesperada,ja usei tds os metodos,que tem cortisona,pomodas,fita adesiva,nada resolveu por favor entra em contato comigo

De Alexandre Galvão a 19 de Maio de 2017 às 19:47
Aqui em Vitória da Conquista, tem um cirurgião Dr. Paulo de Tarso, ele atende no hospital IBR as quarta-feiras á tarde, eu já tenho mais ou menos 22 anos lutando contra essa doença, e ele me indicou um tratamento muito bom, ele retira a queloide por intervenção cirurgíca e depois eu faço um tratamento com radiação que é feito aqui também no hospital Samu, a queloide que eu retirei do braço não voltou, eu fiz essa cirurgia dia 10/05/17 to bem otimista. Me mande um email semana que vem para me lembrar de te mandar o antese o depois. Sim, depois de retiradas você temque fazer a rádio no máximo em24 horas, e o bem é que o Dr. Paulo vai e te da alta no mesmo dia pra que tenha possibilidade de fazer a betaterapia ( é superficial e são cinco secôes), quanto antes faz a betaterapia maior é o resultado. Foi ótimo para mim,há evite cossar use Cecort 3 vezes ao dia, mais depois de um tempo comigo não funcionava mais cossava muito, tecido, suor tudo faz cossar e com isso elas crescem, as que eu retirei no peito, por enquanto estão bem, estou tomando bastantes cuiado por que a cicatrização é a etapa mais importante, e estou evitando fazer qualquer atividade que possa mim levar a machucar a cirurgia, eu tive um problema em outra cirurgia e quebrou uns pontos tive que refazer.

Abraço espero ter podido ajudar

De Anónimo a 6 de Junho de 2010 às 22:07
Gostaria de saber o que é a radioterapia superficial(rontgenterapia), se é o que os medicos brasileiros chamam de betaterapia? Se é particavel em Portugal?Se sim em que instituições? Porque tenho uma filha com 11 anos com queloide bilateral no lobulo da orelha que surgiu após a colocação de brincos aos 5 anos e já foi removido 2 vezes, tendo à 2 semanas efectuado a 2 operação de remoção dos queloides.
Obrigado
Isabel Martins

De dermatologiaedermocosmetologia a 21 de Julho de 2010 às 08:33
A roentgenterapia superficial não é aconselhada a crianças de 11 anos, havendo outras alternativas terapêuticas para a prevenção da formação de quelóides como a infiltração intralesional de corticóides sob forma dêpot.

De Alexandre Galvão Barros a 7 de Julho de 2011 às 13:54
OI tenho uma solução para seu problema, mais precisamos conversar pelo msn xandygalvaomsn@hotmail.com. Abraço e boa sorte.

De ivete a 1 de Novembro de 2011 às 20:33
oi Alexandre! Peco ajuda, tenho um queloide ha 1O anos, operei e de la p ca a cicatriz n para de crescer. Fiz infiltraçoes com insulina e nao.adiantou e agora quando o tempo muda passo mal porque sinto muita e por vezes qdo aperto sai puz. Ja n sei o k fazer.

De ivete a 1 de Novembro de 2011 às 20:34
oi Alexandre! Peco ajuda, tenho um queloide ha 1O anos, operei e de la p ca a cicatriz n para de crescer. Fiz infiltraçoes com insulina e nao.adiantou e agora quando o tempo muda passo mal porque sinto muita e por vezes qdo aperto sai puz. Ja n sei o k fazer.

De fabiana oliveira a 3 de Dezembro de 2011 às 01:33
oi, doutor eu tenho 31 anos, eu fiz uma cirurgia para retirada de vesicula, na altura do peito ate o umbigo,e ocorreu que a foi um corte muito grande e me deu queloede,na barriga toda e ta fazendo um ano, eu estou me sentindo horrivel com essa lacraia na barriga, tem algum jeito de clarear ou diminui,socorro. Me responde?????????

 



Neste espaço vocacionado para a Dermatologia e a Dermocosmetologia tentarão ser dadas respostas tão esclarecedoras quanto possível a dúvidas sobre doenças de pele ou alternativas terapêuticas nesta área, sempre e quando forem objectivas e se enquadrem neste âmbito, não funcionando como ferramenta de diagnóstico ou sugestão terapêutica específica em cada caso individual que, na esmagadora maioria das situações, carecem de uma avaliação pessoal.

Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Dematologia e Dermocosmetologia. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: dermatologia@sapo.pt
Dr. Miguel Trincheiras


Licenciado em Medicina pela Universidade de Liège- Bélgica.
Especialista em Dermatologia e Venereologia pelos Hospitais Civis de Lisboa (H. Desterro) com o título de Assistente Graduado, tendo sido director do Serviço de Dermatologia do Hospital Reynaldo dos Santos até 2006.
Membro de várias sociedades nacionais e internacionais de Dermatologia e Dermocosmetologia.
Dedica actualmente a sua actividade clínica, no regime de medicina privada, em grande parte à Dermatologia Cirúrgica, Lasers e Dermocosmetologia entre Lisboa e em Espanha.



Contacto:
GO-Clinic
Ed. Atrium Saldanha
Pç. Duque de Saldanha, 1-8ºD
1050-094 Lisboa
Tel.: 218435920
E-mail: dermatologia@sapo.pt

Agosto 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
19
20
21
22

24
25
26
27
28

30


blogs SAPO