18.8.09

Agradeço a sua ajuda para prevenir ou solucionar de vez uma questão que tem a ver com manchas na pele. Tenho um filho que na época do verão, já depois de estar uniformemente bronzeado tem tendência a ficar com toda a pele especialmente das costas, com manchas esbranquiçadas. 

O problema é de há muitos anos. Tem agora 16 anos, mas com cerca de cinco anos de idade levei-o a uma dermatologista que receitou uma pomada que resultou. Durante dois ou três anos pensei que o assunto estaria resolvido. Quando voltou a ter, a pomada receitada tinha deixado de ser comercializada. Na idade da adolescência…ele fica muito preocupado e coloca-se na sombra aborrecido por mais uma vez terem aparecido as “famosas manchas”

 

 

Penso que se deve tratar de um caso de pitiríase versicolor e que é resultado do desenvolvimento exagerado de colónias de uma levedura que faz parte da nossa flora cutânea - o pitirosporum orbiculare - e que mediante condições locais de pH e composição do sebo tende a desenvolver colónias de maior dimensão e produzir substâncias que impedem a pele de pigmentar, Daí o aspecto "em confeti" que as lesões assumem.

Depois do tratamento com um anti-fúngico, e se nada mais for feito como uma higiene regular com produtos contendo anti-fúngicos, estas mesmas leveduras poderão desenvolver-se novamente e fazer recidivar as ditas lesões despigmentadas a nível da pele.

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 12:12  comentar

De ines a 14 de Maio de 2011 às 00:07
boa noite quando o meu filho tinha 1 semana de vida vi lhe uma mini mancha branca no joelho apartir dai e agora com 4 anos tem varias pequeninas, uma ou duas em cada perna e braço. que podera ser? ele é muito branquinho mas no é sensivel a nada nem tem alergias. obrigda gostava muito da sua resposta profissional. beijos

De ALEX a 8 de Novembro de 2011 às 00:17
Boa noite. tenho 30 anos , trabalhei em uma empresa de dedetização , costumar carregar um bomba pulverizadora nas costa que algumas vezes vazou produto...Isto tem cerca de 13 anos atrás ao passar do tempo surgiu muitas manchas nas costa parecidas com micose algo do tipo, que costuma ficar esbranquiçadas depois do banho ou ficar mais forte depois do sol. Já estive em diversos dermatologista mas nada foi resolvido.. tenho vergonha de ir a praia, clube ate mesmo de ficar sem camiseta dentro de casa...gostaria de saber se o senhor pode me ajudar até o que posso fazer para tentar melhorar minha aparência ao menos para diminuir tais manchas.

De Ana Da Silva a 26 de Dezembro de 2011 às 23:21
Boa noite! Comecei a ter manchas nas costas a partir dos meus 15/16 anos que apareceram depois de um verão com muitas idas às piscinas públicas. Na altura não dei muita importância e não procurei ajuda de especialistas apenas deixei de ir às piscinas (decisão que mantenho ainda hoje com 27 anos). A verdade é que há uns anos para cá tenho reparado que as manchas não desaparecem, pelo contrário estão a alastrar-se por toda a área da cintura para cima (costas) e já começam a vir para a barriga... Já fiz alguns tratamentos a base de cremes, gel, comprimidos (7 dias a tomar/não são antibióticos) e sprays receitados pela médica de família e por dermatologistas mas nada resultou! Entretanto fiz uma pesquisa e encontrei um tratamento caseiro à base de folha de mandioca mas nada de resultados... Neste momento, já não sei o que fazer ou quem procurar. Estas manchas afetam muito a minha auto-estima pois não me sinto bem na praia, não posso vestir blusas ou vestidos de costas abertas... Enfim, agradecia imenso que me desse uma pista pois não quero desistir deste problema. Muito obrigada e aguardo anciosa por uma resposta! Ana S.

De dermatologiaedermocosmetologia a 9 de Janeiro de 2012 às 19:21
Boa tarde Ana,

Peço-lhe desculpa mas a avaliação pessoal das lesões é sempre necessária, previamente a qualquer sugestão terapêutica.

Melhores cumprimentos.

Miguel Trincheiras

De Anónimo a 4 de Janeiro de 2012 às 15:38
tenho o mesmo problema, e nas mesmas regiões.

De danielle a 10 de Janeiro de 2012 às 14:35
boa tarde!
Estou com algumas manhcas esbranquecidas nas minha costas, percebi essas manchas algum tempo, porém as manhcas passaram para o meu namorado....
nao sei o que fazer...por favor me ajuda..
Att

De dermatologiaedermocosmetologia a 11 de Janeiro de 2012 às 15:28
Boa tarde,

As manchas que refere podem ter vários tipos de origem e necessitará sempre ser observada antes de iniciar qualquer tipo de tratamento pelo que, embora o mais frequente seja tratar-de de uma pitiríase versicolor, a aconselho vivamente a recorrer a uma consulta de dermatologia.

Melhores cumprimentos.

Miguel Trincheiras

De lucas snach a 4 de Novembro de 2012 às 23:41
meu problema e outro tenho machas escuras e espinhas tenho 19 anos de um tempo pra ca erapouca coisa mais depois começou a piorar nas costas nunca na cara so nas costas

De Cleiton Marcolino a 20 de Janeiro de 2013 às 02:01
Eu tenho, 14 anos e começou a sair muitas manchas na minha costa e nem sei o que fazer. Está muito feio nem consigo sair na rua sem camisa, preciso de uma ajuda. MUITO ABRIGADO AGRADEÇO PELA AJUDA . Cleiton Marcolino.

 



Neste espaço vocacionado para a Dermatologia e a Dermocosmetologia tentarão ser dadas respostas tão esclarecedoras quanto possível a dúvidas sobre doenças de pele ou alternativas terapêuticas nesta área, sempre e quando forem objectivas e se enquadrem neste âmbito, não funcionando como ferramenta de diagnóstico ou sugestão terapêutica específica em cada caso individual que, na esmagadora maioria das situações, carecem de uma avaliação pessoal.

Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Dematologia e Dermocosmetologia. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: dermatologia@sapo.pt
Dr. Miguel Trincheiras


Licenciado em Medicina pela Universidade de Liège- Bélgica.
Especialista em Dermatologia e Venereologia pelos Hospitais Civis de Lisboa (H. Desterro) com o título de Assistente Graduado, tendo sido director do Serviço de Dermatologia do Hospital Reynaldo dos Santos até 2006.
Membro de várias sociedades nacionais e internacionais de Dermatologia e Dermocosmetologia.
Dedica actualmente a sua actividade clínica, no regime de medicina privada, em grande parte à Dermatologia Cirúrgica, Lasers e Dermocosmetologia entre Lisboa e em Espanha.



Contacto:
GO-Clinic
Ed. Atrium Saldanha
Pç. Duque de Saldanha, 1-8ºD
1050-094 Lisboa
Tel.: 218435920
E-mail: dermatologia@sapo.pt

Agosto 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
19
20
21
22

24
25
26
27
28

30


blogs SAPO