16.7.09
Depois de realizar três ou quatro sessões de depilação a laser, comecei a notar um aumento da pilosidade, não no sítio onde foi feita a depilação ( virilhas), mas na barriga. Aos poucos, sinto que em todo o meu corpo os pêlos cresceram, não em quantidade, mas em comprimento. 
Gostaria de saber se este fenómeno é possível e quais as consequências. Não estava a tomar nenhum medicamento e, depois de realizar análises, não se verificaram alterações hormonais, visto já ter quarenta e sete anos. Este problema deixa-me muito deprimida, pois eu tinha apenas uma leve penugem e agora sinto-me coberta de pêlos, que embora loiros e finos, não deixam de se notar. Muitos caem, outros aparecem espetados e salientes.
Gostaria de obter uma opinião.

 

 

De facto há descrito alguns casos de fotoestimulação de crescimento dos folículos sobretudo a nível facial, mas nas zonas onde é aplicada a radiação laser ou de luz intensa pulsada. O que me está a descrever é o crescimento mais acentuado de folículos noutras zonas que não aquelas tratadas e, nesse caso, não vejo que possa haver qualquer tipo de relação directa. Há que ter em consideração, em função da sua idade, que poderá estar a entar numa fase de pré-menopausa em que ainda não são detectáveis alterações dos níveis hormonais, mas em que já há alterações metabólicas dos tecidos alvo da acção dessas hormonas que possam justificar o que está a ocorrer.

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 07:17  comentar

De Ana a 8 de Junho de 2010 às 14:51
O mesmo aconteceu comigo. Eu comecei apenas por retirar uma penugem das patilhas e tive de começar a fazer o rosto completo. E iam aparecendo cada vez mais e mais pêlos.

Como no corpo foi um sucesso, não percebi imediatamente que estava a sofrer um fenómeno de fotoestimulação na cara. Falei com a técnica do laser alexandrite que primeiro não deu importância e disse que devia ser sensação minha, para depois confessar que o mesmo lhe estava a acontecer.

Falei com a Candela, uma marca do equipamento de laser alexandrite que me confirmou existir um fenómeno de crescimento de pêlos na cara. Ao que parece, o calor "acorda" e estimula pêlos que estão adormecidos e quando se dá por ela, temos barba!

Explicaram-me ainda que a solução para evitar este problema seria usar aquelas placas de gel que são guardadas no frigorífico para arrefecer o rosto e ir usando uns minutos antes, depois e durante a sessão a laser. Nunca vi fazerem isto em centro nenhum.

Bem sei que a luz pulsada não é a mesma coisa, mas ao menos enfraquece o pêlo. Deixei o laser no rosto a 115€ a sessão e passei a fazer luz pulsada na Não Mais Pêlo por 30€. Ainda só fiz uma vez e estão todos a aparecer de novo.

O desespero tomou conta de mim. Vem o verão do qual não quero abdicar e a manutenção deste problema é uma angústia constante.

Não aconselho de todo o laser alexandrite no rosto.

 



Neste espaço vocacionado para a Dermatologia e a Dermocosmetologia tentarão ser dadas respostas tão esclarecedoras quanto possível a dúvidas sobre doenças de pele ou alternativas terapêuticas nesta área, sempre e quando forem objectivas e se enquadrem neste âmbito, não funcionando como ferramenta de diagnóstico ou sugestão terapêutica específica em cada caso individual que, na esmagadora maioria das situações, carecem de uma avaliação pessoal.

Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Dematologia e Dermocosmetologia. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: dermatologia@sapo.pt
Dr. Miguel Trincheiras


Licenciado em Medicina pela Universidade de Liège- Bélgica.
Especialista em Dermatologia e Venereologia pelos Hospitais Civis de Lisboa (H. Desterro) com o título de Assistente Graduado, tendo sido director do Serviço de Dermatologia do Hospital Reynaldo dos Santos até 2006.
Membro de várias sociedades nacionais e internacionais de Dermatologia e Dermocosmetologia.
Dedica actualmente a sua actividade clínica, no regime de medicina privada, em grande parte à Dermatologia Cirúrgica, Lasers e Dermocosmetologia entre Lisboa e em Espanha.



Contacto:
GO-Clinic
Ed. Atrium Saldanha
Pç. Duque de Saldanha, 1-8ºD
1050-094 Lisboa
Tel.: 218435920
E-mail: dermatologia@sapo.pt

Julho 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

12
13
15
17

19
20
21
23
24
25

26
27
28
31


blogs SAPO