7.7.09

Na época do calor ganho umas bolhas pequenas com liquido incolor debaixo da pele das mãos, elas rebentam, sai uma camada de pele, e debaixo da camada de pele que fica a descoberto volta a aparecer novamente as bolhinhas. Sinto um constante formigueiro na pele das mãos, apesar de não ser intenso é constante.
Ás vezes chego a ganhar pequenas feridas.
No entanto quando vem o frio este sintoma desaparece por completo.

 

O quadro que descreve é designado por desidrose ou eczema desidrótico das mãos ou frequentemente palmo-plantar. Pensa-se que advém da retenção de pequenas gotículas de suor nas camadas mais superficiais da epiderme às quais o  nosso organismo reage como sendo um corpo estranho aí retido, pelo desencadear de uma reacção eczematiforme. É por isso recorrente e aparece essencialmente nos períodos mais quentes. O seu tratamento é sintomático em fase de crise com aplicação de cremes corticóides tópicos, devendo ser feita a hidratação das mãos e pés com cremes ligeiramente queratolíticos (com ureia por exemplo) para evitar a retenção das ditas gotículas de suor.

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 10:49 

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



 
Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Dematologia e Dermocosmetologia. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: dermatologia@sapo.pt
Julho 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

12
13
15
17

19
20
21
23
24
25

26
27
28
31


subscrever feeds
blogs SAPO