30.6.09

A minha mulher tem 30 anos e sofre de vitiligo desde os 7 anos de idade. Gostariamos de ter algumas informações sobre o tratamento.

 

O vitiligo é uma despigmentação cutânea total de determinadas áreas do corpo, tendo como localizações mais habituais as extremidades (sobretudo as mãos), a face e as axilas, embora possa envolver qualquer segmento cutâneo.

A sua evolução é imprevisível mas tende a ser progressiva. Existem várias hipóteses quanto à sua natureza mas nenhuma está comprovada, sabendo-se que existe um infiltrado de linfócitos (glóbulos brancos) na junção entre a derme e a epiderme que inibe o metabolismo dos melanócitos (células que fabricam o pigmento cutâneo) e posteriormente podem conduzir à sua destruição total.

 

O tratamento é tanto mais eficaz quanto mais cedo fôr iniciado após o desenvolvimento das lesões e existem vários métodos (fototerapia, corticóides tópicos, pseudo-catalase, derivados da calcineurina, ciclosporina, ...) com resultados variáveis e com efeito sobretudo nas lesões axiais (da cabeça e tronco). Em casos raros de grande extensão das lesões pode optar-se por "despigmentar" as poucas áreas ainda pigmentadas e dar um aspecto mais homogéneo à pele.

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 08:07  comentar

De virginia Pereira a 19 de Novembro de 2011 às 17:03
Tenho vitiligo há cerca de 10 anos e tem tido uma evolução muito rápida ao nivel da sua extensão. SE calhar tenho mais de 50% do corpo afectado. E Julgo ser o melhor nestas situações fazer uma despigmentação ao resto da pele que ainda está pigmentada, mas que já mostra sinais bem evidfentes de despigmentação. Gostava de saber se no seu consultório é possivel fazer este tratamento e se tráz inconvenientes para a saude, ou não? Grata pela atenção dispensada VPereira

De dermatologiaedermocosmetologia a 21 de Novembro de 2011 às 18:48
Boa tarde Virgínia,

Essa despigmentação poderá ser feita por si com produtos de farmácia, mas sim poderá consultar porque necessitará certamente de ser avaliada e acompanhada ao longo do tratamento.
Melhores cumprimentos.

Miguel Trincheiras

De Aline a 6 de Fevereiro de 2014 às 20:36
E se essa pessoa não apanhar sol isso significa que não há problema nenhum?

 



Neste espaço vocacionado para a Dermatologia e a Dermocosmetologia tentarão ser dadas respostas tão esclarecedoras quanto possível a dúvidas sobre doenças de pele ou alternativas terapêuticas nesta área, sempre e quando forem objectivas e se enquadrem neste âmbito, não funcionando como ferramenta de diagnóstico ou sugestão terapêutica específica em cada caso individual que, na esmagadora maioria das situações, carecem de uma avaliação pessoal.

Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Dematologia e Dermocosmetologia. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: dermatologia@sapo.pt
Dr. Miguel Trincheiras


Licenciado em Medicina pela Universidade de Liège- Bélgica.
Especialista em Dermatologia e Venereologia pelos Hospitais Civis de Lisboa (H. Desterro) com o título de Assistente Graduado, tendo sido director do Serviço de Dermatologia do Hospital Reynaldo dos Santos até 2006.
Membro de várias sociedades nacionais e internacionais de Dermatologia e Dermocosmetologia.
Dedica actualmente a sua actividade clínica, no regime de medicina privada, em grande parte à Dermatologia Cirúrgica, Lasers e Dermocosmetologia entre Lisboa e em Espanha.



Contacto:
GO-Clinic
Ed. Atrium Saldanha
Pç. Duque de Saldanha, 1-8ºD
1050-094 Lisboa
Tel.: 218435920
E-mail: dermatologia@sapo.pt

Junho 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
19

21
22
24
25
26
27

29


blogs SAPO