13.5.09

Tenho 24 anos e há 5 que me foi diagnosticado rosácea. Desde essa altura que tenho usado sempre cremes expecificos para este tipo de problema (Calmance da Roc), mas tenho vindo a reparar que estou a ficar pior.
Além do vermilhão em torno das maças do rosto e do queixo, estou também a ganhar borbulhas.
O que posso fazer para atenuar este problema?

 

 A rosácea pode evoluir segundo várias fases, essencialmente 3, sendo a primeira a fase vascular onde é notório um eritema (vermelhidão das 2 hemifaces), uma segunda fase que é a fase inflamatória em que surgem pápulas inflamatórias sobre estas zonas de eritema (borbulhas inflamadas, algumas com pús) e uma fase menos frequente que é a fase granulomatosa em que a pele tende a ficar muito infiltrada.

 

No seu caso estamos perante um caso com os 2 primeiros componentes e, provavelmente necessitará numa primeira fase de resolver as lesões inflamatórias com antibiótico ou mesmo retinóides mais metronidazol tópico e, uma vez "arrefecido" este quadro, tratar das lesões eritematosas fazendo a fotocoagulação dos vasos superficiais através de luz intensa pulsada (IPL) ou de laser pulsado de contraste (PDL).

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 11:25  comentar

 



Neste espaço vocacionado para a Dermatologia e a Dermocosmetologia tentarão ser dadas respostas tão esclarecedoras quanto possível a dúvidas sobre doenças de pele ou alternativas terapêuticas nesta área, sempre e quando forem objectivas e se enquadrem neste âmbito, não funcionando como ferramenta de diagnóstico ou sugestão terapêutica específica em cada caso individual que, na esmagadora maioria das situações, carecem de uma avaliação pessoal.

Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Dematologia e Dermocosmetologia. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: dermatologia@sapo.pt
Dr. Miguel Trincheiras


Licenciado em Medicina pela Universidade de Liège- Bélgica.
Especialista em Dermatologia e Venereologia pelos Hospitais Civis de Lisboa (H. Desterro) com o título de Assistente Graduado, tendo sido director do Serviço de Dermatologia do Hospital Reynaldo dos Santos até 2006.
Membro de várias sociedades nacionais e internacionais de Dermatologia e Dermocosmetologia.
Dedica actualmente a sua actividade clínica, no regime de medicina privada, em grande parte à Dermatologia Cirúrgica, Lasers e Dermocosmetologia entre Lisboa e em Espanha.



Contacto:
GO-Clinic
Ed. Atrium Saldanha
Pç. Duque de Saldanha, 1-8ºD
1050-094 Lisboa
Tel.: 218435920
E-mail: dermatologia@sapo.pt

Maio 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
14
15

19
23

24
25
26
27
28
29
30

31


blogs SAPO