29.3.09

 

Gostaria de saber a sua opinião quanto ao seguinte assunto. Tenho dificuldades em encontrar um champô que seja eficaz para a caspa, ou seja, já utilizei marcas à venda em farmácias mas que só resultam na primeira utilização, Com a frequência de uso deixa de fazer efeito. Não sei se é caspa se outro problema (eczema), uma vez, que tenho algumas crostas (devido a coçar) no couro cabeludo.

 

 

De facto o termo caspa é suficientemente lato em linguagem corrente para abranger uma série de afecções do couro cabeludo que se acompanham de descamação mais ou menos intensa. Na grande maioria dos casos trata-se de uma dermatite seborreica que resulta do excesso de proliferação de uma série de microorganismos da nossa flora cutânea, especialmente o pitirosporum ovale, que é uma levedura. A reacção inflamatória e descamativa que o nosso organismo desencadeia, para fazer face a essa proliferação exagerada, é que se resulta no aparecimento da"caspa", muitas vezes associada a comichão local.

Ora, a partir de aqui é fácil entender que os shampoos usados para tratamento destes estados clínicos tenham na sua composição moléculas anti-fúngicas para limitar o crescimento destes microorganismos. É por vezes difícil controlar só com shampoos, que têm um tempo de contacto limitado com o couro cabeludo, a dermite seborreica, assim como é habitual a recorrência das lesões passado algum tempo por fenómenos de resistência destas leveduras ao agente anti-fúngico usado.

Torna-se portanto necessário, com relativa frequência, fazer uma abordagem inicial com associação ao shampoo de alguma medicação anti-inflamatória local assim como é aconselhável mudar regularmente de molécula anti-fúngica para evitar o desenvolvimento de resistências.

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 19:32  comentar

De miguel a 1 de Outubro de 2010 às 13:30
Poderia aconselhar algum shampoo em especifico?

 



Neste espaço vocacionado para a Dermatologia e a Dermocosmetologia tentarão ser dadas respostas tão esclarecedoras quanto possível a dúvidas sobre doenças de pele ou alternativas terapêuticas nesta área, sempre e quando forem objectivas e se enquadrem neste âmbito, não funcionando como ferramenta de diagnóstico ou sugestão terapêutica específica em cada caso individual que, na esmagadora maioria das situações, carecem de uma avaliação pessoal.

Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Dematologia e Dermocosmetologia. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: dermatologia@sapo.pt
Dr. Miguel Trincheiras


Licenciado em Medicina pela Universidade de Liège- Bélgica.
Especialista em Dermatologia e Venereologia pelos Hospitais Civis de Lisboa (H. Desterro) com o título de Assistente Graduado, tendo sido director do Serviço de Dermatologia do Hospital Reynaldo dos Santos até 2006.
Membro de várias sociedades nacionais e internacionais de Dermatologia e Dermocosmetologia.
Dedica actualmente a sua actividade clínica, no regime de medicina privada, em grande parte à Dermatologia Cirúrgica, Lasers e Dermocosmetologia entre Lisboa e em Espanha.



Contacto:
GO-Clinic
Ed. Atrium Saldanha
Pç. Duque de Saldanha, 1-8ºD
1050-094 Lisboa
Tel.: 218435920
E-mail: dermatologia@sapo.pt

Março 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
20
21

22
23
24
25
26
28



blogs SAPO