7.5.09

Tenho um tipo de caspa que me dá comichão/irritação e que me faz coçar o couro cabeludo que por vezes faço ferida. 

Ja utilizei varios tipos de shampoo e a questão se mantem, e esta " escamação " se assim se pode dizer é bastante intensa e muitas vezes mais com o stress profissional, se for possivel gostaria de saber que tipo de shampoo e medicação posso utilizar no couro cabeludo, por forma a aliviar este mal estar.

 

A descamação do couro cabeludo está em geral associada a quadros de dermite seborreica que, como muito bem faz notar, tendem a agravar com a ansiedade e o stress emocional.

 

Esta dermite seborreica é um fenómeno inflamatório desencadeado pelo organismo como resposta à proliferação excessiva de determinadas leveduras da nossa flora cutânea (pit. orbiculare) e quando muito intensa deve ser tratada concomitantemente com shampoos contendo moléculas anti-fúngicas para diminuir a taxa de colonização cutânea mas também pela aplicação local de corticosteróides, na fase aguda, para controlar mais rapidamente a descamação e o prurido. As moléculas de anti-fúngicos devem ser alteradas regularmente para evitar criar fenómenos de resistência que fariam "perder" a eficácia do shampoo.

link do postPor dermatologiaedermocosmetologia, às 18:21  comentar

De mafalu a 21 de Maio de 2009 às 23:43
Acrescento que tambem tratei a unha,com anti-fungico local,com o qual tenho tentado atenuar "o bichinho". muito grata,de novo M.L.N.Leite

De dermatologiaedermocosmetologia a 22 de Maio de 2009 às 08:11
Bom dia,

Não sei se esta mensagem lhe chegará através da resposta a um "comentário" mas aqui fica:
Os antifúngicos para tratamento de onicomicoses (se é realmente isso que se trata...) são apenas 2 ou 3 e como tal não há grande margem para enganos, devendo ser feita uma terapêutica local de acompanhamento (é pelo menos essa a minha postura). Como tal penso que deverá consultar um dermatologista que seguramente a ajudará a resolver a questão.

Cumprimentos.

Miguel Trincheiras

 
Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Dematologia e Dermocosmetologia. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: dermatologia@sapo.pt
Maio 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
14
15

19
23

24
25
26
27
28
29
30

31


blogs SAPO